Desfile de carros alegóricos da Feprocol reúne 15 mil pessoas em Nova Pádua

0
582
Foto: Divulgação

O desfile de carros alegóricos da 14ª Festa de Produtos Coloniais – Feprocol reuniu cerca de 15 mil pessoas na tarde deste domingo, dia 17 de fevereiro, em Nova Pádua. O público que compareceu no corso foi surpreendido com carinho, alegria e simpatia dos figurantes que desfilaram pela Avenida dos Imigrantes.

Com o tema nostri noni, na storia de sudori e gran valori (Nossos avós, uma história de sacrifícios e significativos valores), o corso será dividido em três blocos e terá quinze alegorias.

O bloco I vai retratar os primeiros tempos em Nova Pádua, retratando o desafio da viagem ao desconhecido, rumo a um novo mundo que havia além do Oceano Atlântico. Para vencer, foi preciso coragem, trabalho, fé e humildade.

O segundo vai retratar o convívio social. Os imigrantes precisavam encontrar alguma alegria para superar as imensas dificuldades das longas e exaustivas jornadas de trabalho que eram a essência da vida daqueles que colonizaram e fizeram o progresso chegar a essa terra. Os momentos de lazer eram limitados aos domingos e aos dias de chuva, quando os afazeres na propriedade permitiam. E nesses momentos, tão raros e tão breves, a criatividade e o convívio social faziam toda a diferença.

O terceiro bloco vai mostrar a conquista do progresso, mostrando a disposição para o trabalho e a economia dos ganhos como uma forma de vivenciar a riqueza ou a pobreza de cada família. De fato, não foi fácil conquistar a “cucagna”, mas mais de 130 anos depois o sonho de outrora tornou-se realidade.

Fechando o desfile, a rainha Julia Menegat e as princesas Andrezaza Piroli Tonello e Renata Zampieri mostraram todo o seu charme e beleza e foram muito aplaudidas pelo público que tomou conta da Avenida e do largo da Igreja Matriz que ficou completamente lotado. O próximo desfile acontece no próximo domingo, dia 24 de fevereiro, a partir das 10h.

LEAVE A REPLY