Foto: Freepik
Se você ganhou ou comprou uma Kalanchoe, é provável que tenha ficado encantado com suas pequenas flores coloridas e sua facilidade de manutenção. Conhecida como a flor-da-fortuna, é adorada por sua beleza e resistência, e pode florescer por semanas e durar anos quando cuidada corretamente. Mas como garantir que ela continue saudável e vibrante? Aqui você encontrará dicas práticas para prolongar a vida e o encanto da sua Kalanchoe.
A flor-da-fortuna pertence à família Crassulaceae e é originária de regiões tropicais e subtropicais, como Madagascar. Suas folhas carnudas armazenam água, o que a torna altamente resistente à seca. Além disso, suas flores vêm em várias cores vibrantes, como vermelho, laranja, amarelo, rosa e branco, fazendo dela uma planta perfeita para decoração de interiores e exteriores.
Essa planta é ideal para iniciantes ou pessoas que não têm muito tempo para cuidar de plantas, mas ainda assim é preciso conhecer suas necessidades específicas para que ela cresça saudável.
A Kalanchoe gosta de luz, mas não de calor extremo. Posicione-a em um local onde receba luz indireta brilhante, como perto de uma janela voltada para o leste ou oeste. Se for mantida ao ar livre, escolha um local parcialmente sombreado.
Cuidado com o excesso de sol direto, especialmente nas horas mais quentes do dia, pois isso pode queimar suas folhas. Por outro lado, pouca luz pode fazer com que a planta cresça estiolada, ou seja, alongada e fraca, em busca de luminosidade.
A flor-da-fortuna precisa de pouca água, então antes de regar sempre verifique se o substrato está completamente seco. Uma boa regra é regar apenas uma vez por semana, mas isso pode variar conforme o clima da sua região e a estação do ano.
No verão, talvez seja necessário regar um pouco mais, enquanto no inverno, uma rega a cada 15 dias pode ser suficiente. O excesso de água pode causar apodrecimento das raízes, então evite deixar água acumulada no pratinho.
A Kalanchoe se desenvolve melhor em solos bem drenados. Utilize um substrato específico para suculentas, que contém uma mistura de terra, areia e matéria orgânica, garantindo boa drenagem.
A adubação pode ser feita a cada dois meses durante o período de crescimento e floração, utilizando um fertilizante específico para suculentas ou um adubo equilibrado (10-10-10). Evite adubar durante o outono e inverno, quando a planta entra em dormência.
Após o período de floração, é comum que as flores da Kalanchoe comecem a murchar. Retire essas flores secas com cuidado para estimular novos brotos. Isso também evita que a planta desperdice energia tentando manter flores que já não estão saudáveis.
Se você deseja prolongar o período de floração, mantenha a planta em um local iluminado e siga as recomendações de adubação.
Com os cuidados certos, a flor-da-fortuna não só vai durar mais tempo, como também poderá se multiplicar. É possível fazer mudas utilizando as folhas ou galhos saudáveis. Basta destacá-los e deixá-los secar por alguns dias antes de plantá-los em um substrato apropriado.
Agora que você sabe como cuidar da sua Kalanchoe, ela certamente continuará sendo uma das estrelas da sua decoração, trazendo cor e alegria por muito tempo!
O empresário Luciano Hang, dono da rede Havan, esteve em Garibaldi nesta última quinta-feira (1º)…
Colisões em Bento Gonçalves, Garibaldi e Salvador do Sul envolveram carro, moto e quadriciclo; vítimas…
Em outra ação, homem de 70 anos foi preso por porte ilegal de arma em…
Indivíduo estava na posse de um VW/Golf, furtado em Caxias do Sul
Paulo Eduardo Duarte, preso por crimes sexuais, foi localizado sem vida; Polícia Civil investiga circunstâncias…
Jogador é dúvida para jogo contra o Atlético Nacional, pela Libertadores
This website uses cookies.