Foto: Freepik
A zamioculca, também conhecida pelo nome científico Zamioculcas zamiifolia, é uma planta de folhagem exuberante e um dos mais populares tipos de plantas de interior, muito valorizada por sua resistência e fácil cuidado. Mas o que poucos sabem é que a zamioculca também pode produzir flores, embora isso seja um evento raro.
A flor da zamioculca é rara principalmente porque a planta geralmente é cultivada em ambientes internos, onde as condições nem sempre são ideais para a floração. Além disso, a planta precisa atingir um nível de maturidade para produzir flores, o que pode levar vários anos.
A flor da zamioculca é discreta e se parece bastante com a flor de outras plantas da família Araceae, como o lírio-da-paz. Ela surge como uma espata, que envolve um espádice, semelhante a uma pequena concha que envolve uma estrutura cilíndrica cheia de minúsculas flores. A cor da espata varia entre verde-claro e branco, e a flor cresce a partir da base da planta, próximo ao solo.
Embora não seja especialmente vistosa, a flor da zamioculca é um sinal de que a planta está feliz e saudável, recebendo as condições necessárias para o seu crescimento ideal.
A flor da zamioculca, apenas de rara em ambientes internos, não impossível. Aqui estão as principais condições que ajudam a zamioculca a produzir flores:
A flor da zamioculca geralmente aparece na base da planta, próxima ao solo, e pode passar despercebida devido ao seu tamanho pequeno e coloração discreta. A espata é uma folha modificada que envolve o espádice, onde as pequenas flores estão agrupadas.
Ela pode aparecer em qualquer época do ano, mas é mais comum durante os períodos mais quentes, quando as condições de cultivo são ideais. A estrutura floral da zamioculca não é perfumada e não possui pétalas vistosas, sendo mais valorizada pela raridade do evento do que pela aparência.
A floração da zamioculca é um evento raro e fascinante, que revela o potencial oculto dessa planta geralmente cultivada pela beleza de suas folhas. Embora a flor da zamioculca não seja exuberante, a sua presença é um indicativo de que a planta está sendo cultivada em condições ideais e que está satisfeita com o ambiente.
Leia também – Horta doméstica: Veja os erros mais comuns que prejudicam sua colheita
Ação, que ocorre nesta quarta (23) no bairro Monte Verde, visa eliminar os possíveis mosquitos…
O curso oferecido pela Escola do Amanhã é de Robótica e Protótipos Mecatrônicos, com duração…
Reajuste eleva salário de clínicos gerais; revisão geral dos servidores está em pauta. Foi aprovada…
Não houve feridos. Incêndio teria iniciado por conta de um curto-circuito em uma cabine de…
Governador gaúcho também se diz "inconformado com a atual polarização política no país"
Em Caxias do Sul, inicia a Campanha Troca-Troca de Livros do Sesc/RS e a segunda edição…
This website uses cookies.