Comissão de Segurança realiza reunião para tratar da situação da Estação Férrea

0
677
Foto: Mauro Teixeira/RSCOM

A Comissão de Segurança Pública e Proteção Social da Câmara Municipal de Caxias do Sul realizou, na tarde desta quarta-feira (13), uma reunião pública para tratar sobre a situação da Estação Férrea. O encontro, que ocorreu na sala das comissões da Casa, buscou soluções imediatas para resolver o problema de violência e álcool envolvendo jovens, no Bairro São Pelegrino.

As discussões tiveram a presença dos vereadores que compõem a comissão: Paula Ioris/PSDB (presidente), Adiló Didomenico/PTB, Gladis Frizzo/MDB, Renato Oliveira/PCdoB e Velocino Uez/PDT, além dos parlamentares Edson da Rosa/MDB, Felipe Gremelmaier/MDB e Paulo Périco/MDB.


O encontro nesta quarta-feira, na sala das comissões do Legislativo caxiense. Foto: Divulgação

Também fizeram parte da reunião a secretária municipal do Urbanismo, Mirangela Rossi, o major Emerson Ubirajara de Souza, subcomandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), e o secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Ederson Cunha. Estiveram presentes, ainda, empresários locais, moradores da região oeste da cidade, conselheiros tutelares, representantes da Guarda Municipal e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

O major Ubirajara afirmou que os problemas, no Largo da Estação Férrea, vão além da presença física de agentes de segurança. “A soma de esforços, como câmeras de monitoramento, campanhas sociais, revitalização e a própria presença física, é que irá resolver o problema”, declarou.

O vereador Paulo Périco/MDB apresentou o seu projeto de lei, que prevê a proibição do consumo de bebidas alcoólicas, em vias públicas, o que, segundo ele, irá auxiliar na proteção do espaço tombado de cultura e no turismo de Caxias do Sul. A vereadora Gladis Frizzo/MDB salientou a dificuldade de residir nas proximidades desse espaço. Os vereadores Adiló Didomenico/PTB e Velocino Uez/PDT enalteceram a preocupação em criar um ambiente apropriado para que os jovens possam se divertir, de forma segura.

A vereadora-presidente da comissão, Paula Ioris/PSDB, comunicou que irá acompanhar o projeto de revitalização da Estação Férrea, buscar retorno da Prefeitura quanto à possibilidade de parceria de empresas que auxiliem na iluminação e no monitoramento do local e participar do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), contribuindo com o secretário de Segurança. Além disso, Paula irá avaliar o projeto de lei do vereador Périco.

LEAVE A REPLY