Comissão da Festa da Uva 2019 apresenta plano de segurança

0
456
Foto: (Festa da Uva/Divulgação)

Na manhã desta quarta-feira (13), foi apresentado o Plano de Segurança da Festa da Uva 2019. O encontro foi realizado pelos órgãos de segurança pública de Caxias do Sul, em conjunto com a Comissão Comunitária da Festa da Uva 2019 e ocorreu no Bolicho dos Piardino, no Parque Mario Bernardino Ramos, em Caxias do Sul.

No segmento de trânsito, os gerentes de Trânsito, Marcos Jablonski, e de Sinalização, Joel da Luz, da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM), destacaram as alterações no trânsito no sentido das vias, proibição de estacionamento, orientações para transporte coletivo, táxis, carros de passeio e ônibus de turismo no entorno do parque e as áreas de bloqueio e desvio no centro, em virtude dos desfiles da Rua Sinimbu.

Em seguida, o sub-comandante do 12º BPM da Brigada Militar, major Emerson Ubirajara Souza, falou sobre as ações previstas para o parque e para a cidade, especialmente nos pontos turísticos e hotéis, e para os dois desfiles que ocorrem na Rua Sinimbu, com público estimado de 60 mil pessoas. Durante o evento, ele recebeu a confirmação do Governo do Estado para a ampliação do efetivo e pagamento de horas extras.

O diretor Executivo da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Paulo Siqueira, e o comandante, Ivo Rauber, falaram sobre o efetivo da Guarda Municipal no evento. Já o comandante do Pelotão Rodoviário de Farroupilha, tenente Marcelo Stassak, elencou as ações preventivas junto às principais rodovias estaduais, visando orientar os visitantes e contribuir para o sucesso do evento.

As linhas de ônibus urbano no período da festa também foram destacadas. A Linha 1 fará o trajeto Escola Presidente Vargas/Pavilhões da Festa/Escola Presidente Vargas e a Linha 2 – Shopping Iguatemi/Estação Floresta/Pavilhões da Festa.

A Prevensistem foi a empresa contratada pela Comissão Comunitária da Festa da Uva para elaboração do Planos de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI) do evento. Os representantes apresentaram o andamento das aprovações junto ao Corpo de Bombeiros. As melhorias estruturais realizadas no parque desde a última festa foram determinantes para melhorar o conforto e a segurança dos visitantes.

Os pontos mais importantes do Plano de Segurança da Comissão Comunitária da Festa da Uva foram apresentados, no final do encontro, pelo gestor Guilherme Zacani. A empresa contratada é a Efficace Vigilância, que vai operar com 80 agentes patrimoniais de sexta a domingo e 47 de segunda a quinta. Já nos dias de shows, a quantidade varia de acordo com a expectativa de público, entre 40 e 80 agentes, ficando a média diária entre 87 e 160 profissionais. Já o monitoramento eletrônico contará com 46 câmeras, instaladas estrategicamente em toda a extensão do parque.

Haverá atendimento médico disponível durante todo o evento, inclusive nos desfiles realizados no Rua Sinimbu. No Pavilhão 2, haverá um posto médico, com ambulância, operado pela Unimed.

COMPARTILHAR

LEAVE A REPLY