Comércio caxiense apresenta alta de 12,8% em outubro

0
47
Foto: Cristiane Carvalho/CIC

O balanço da economia caxiense fechou o mês do outubro com números satisfatórios. Segundo dados que foram passados pelos dirigentes da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL), em coletiva de imprensa, na tarde desta quarta-feira (5), o comércio foi o setor que motivou o desempenho favorável do mês, apresentando um aumento de 12,8% em relação a setembro. O Dia das Crianças foi a data que impulsionou o bom resultado.

Porém, mesmo com a alta, no acúmulo anual, os números ainda ficam negativos em -1,1%. Já, na somatória dos últimos 12 meses, o comércio mostrou alta de 0,2%. Até o fim do ano, a expectativa é que as datas comemorativas e o pagamento do 13º salário aos trabalhadores impulsionem o progresso do setor.

O setor de indústria também teve uma performance boa no mês, crescendo 7,9% sobre o mês anterior. Os serviços reagiram e ficaram positivos em relação a setembro, com alta de 1,1%.

Em relação aos postos de trabalho, o levantamento  mostrou que, no acumulado, o crescimento é de 4,3% de crescimento, com 6.868 vagas a mais. Hoje, o estoque de empregos formais em Caxias do Sul totaliza 164.815.

Num âmbito geral, a economia da cidade apresentou alta de aproximadamente 7% em relação a setembro e de 8,5% se comparado a outubro de 2017.  O acumulado no ano está positivo em 7,3%, enquanto a alta nos últimos 12 meses atingiu o índice de 7,5%.

Confira o boletim informativo na íntegra e escute o depoimento da diretora de Economia, Finanças e Estatísticas de Caxias do Sul, Maria Carolina Gullo:

LEAVE A REPLY

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.