Cidades

VÍDEO: Balsa, carro, barcos e outros objetos surgem com o esvaziamento do Rio Taquari

A balsa que colapsou na ponte do Rio Taquari em 2 de maio deste ano reapareceu nas águas do rio nesta manhã de quinta-feira, dia 15 de agosto. A embarcação operava entre Santa Tereza e São Valentim do Sul e foi arrastada pela correnteza durante uma das maiores enchentes já registradas na região. Hoje, tornou-se visível após a abertura das comportas da eclusa de Bom Retiro do Sul, em uma ação de prevenção e limpeza do rio. Além da embarcação, outros objetos também apareceram no leito.

Com o nível do rio sendo rebaixado gradualmente, o Taquari amanheceu com 11,21 metros, cerca de dois metros abaixo do seu nível normal. Espera-se que o nível baixe mais 2,3m, atingindo o nível de 10,6m.

A balsa, que estava desaparecida desde o colapso, foi avistada pela primeira vez nesta quinta-feira, parcialmente submersa e inclinada, a cerca de 300 metros da ponte onde foi originalmente impactada. As autoridades locais ainda avaliam as condições da embarcação e os próximos passos para sua remoção completa do rio. Em entrevista para a Rádio Independente de Lajeado, o prefeito do município, Marcelo Caumo, afirmou que:

“A situação é inusitada. Não tínhamos noção que a balsa pudesse estar aqui, representando um grande perigo para quem frequenta o rio. É muito difícil de tirar este equipamento daqui. Possivelmente a balsa vai passar a fazer parte do rio Taquari”

Destroços encontrados

Com a redução significativa do nível do rio alguns destroços ficaram visíveis. Barcos, estruturas metálicas e até um veículo apareceram novamente após as enchentes, a maioria deles parados na beira do rio. A vegetação no local também foi afetada nas enchentes. Com isso, muitas árvores e galhos também são visíveis às margens do Taquari.

Nível histórico

Durante a enchente de maio, o Rio Taquari atingiu um pico histórico de 32,21 metros, inundando áreas urbanas e rurais, causando destruição generalizada e forçando a evacuação de milhares de moradores. A balsa, que operava regularmente na travessia de veículos e pessoas entre as margens do rio, foi uma das várias infraestruturas impactadas pela força das águas.

Cristiano Gauer

Recent Posts

Dupla é presa com armas, colete e carros roubados em Bento Gonçalves e Carlos Barbosa

Adolescente de 17 anos e homem de 35 foram flagrados com armas, munições e colete…

20 minutos ago

Incêndio atinge setor de serragem de empresa em Garibaldi

O fogo foi contido e não se espalhou para outras áreas da empresa. Apesar do…

40 minutos ago

Governo confirma recuperação da Rota do Sol com melhorias em acessos de Caxias do Sul e São Francisco de Paula

Secretário Estadual de Logística e Transportes assegurou inclusão de estudo técnico no projeto de recuperação…

1 hora ago

Operação flagra mais de 30 motoristas sob influência de álcool em Caxias do Sul

Ação, realizada no centro da cidade, realizou um total de 116 testes de etilômetro e…

2 horas ago

Mulher é atropelada na faixa de segurança em Bento Gonçalves

Vítima de 36 anos sofreu lesões no ombro, queixo e pernas; ela foi socorrida pelos…

3 horas ago

This website uses cookies.