Cidades

Transição para novo gestor da UPA Central de Caxias do Sul ocorre no final de janeiro

A transição da gestão compartilhada da Unidade de Pronto Atendimento Central (UPA), o antigo Postão, de Caxias do Sul, está prevista para ser concluída no final de janeiro. A informação é da assessoria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Durante este mês, ocorre a passagem dos encargos do Instituto de Pesquisa e Gestão em Saúde (InSaúde) para o novo gestor, o Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), que tem sede em Florianópolis/SC.

“Uma comissão foi formada para acompanhar o processo, que deve ocorrer sem prejudicar o atendimento à população”, diz a SMS, por meio de nota.

Licitação

O contrato de gestão com o InSaúde havia sido prorrogado, inicialmente, até 31 de dezembro de 2024. O resultado do processo seletivo simplificado realizado pela Central de Licitações (Cenlic) foi publicado no Diário Oficial Eletrônico (DOE) de Caxias do Sul, no dia 27 de novembro.

O Ideas já atuou no sistema de saúde pública de Caxias do Sul, entre janeiro e junho do ano passado. A organização social realizou a gestão do serviço regional materno-infantil pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital Pompéia. O período foi a transição da especialidade para o Hospital Virvi Ramos, que assumiu em 1º de julho.

O valor global do contrato é de R$ 165,24 milhões para os cinco anos de contrato. O montante está dividido em 60 parcelas mensais de R$ 2,754 milhões. Como se trata de uma gestão compartilhada, o serviço será acompanhado e fiscalizado pela SMS.

UPA Zona Norte

O Município também realiza a licitação para a gestão da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA Zona Norte). Após a análise da documentação recebida em 18 de novembro, seis entidades passaram por um julgamento preliminar.

Nesta fase, foram verificadas questões a serem esclarecidas e/ou complementadas nas propostas. Notificadas, cada entidade teve três dias úteis para anteder os pontos indicados. O prazo encerrou em 26 de dezembro. As retificações foram enviadas pela Cenlic para análise da SMS.

Participam do certame, a Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), que concorre a permanecer na gestão compartilhada da UPA; Associação Cultural e Científica Virvi Ramos; Núcleo de Apoio às Politicas Públicas (INAPP); Instituto Brasileiro, de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IBSaúde); Hospital Mahatma Ghandi; e o Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), que venceu a licitação a UPA Central.

Fernando Santos

Recent Posts

Horóscopo para sexta-feira, 25 de abril: O céu pede leveza e desapego

Nesta sexta-feira, a influência da Lua minguante convida à introspecção, à organização emocional e ao…

12 minutos ago

Pré-romarias ao Santuário de Caravaggio iniciam neste sábado (26), em Farroupilha

Primeiro final de semana marca a 11ª romaria dos motorhomes e 18ª romaria dos caminhoneiros

39 minutos ago

Após reunião com Prefeitura de Caxias do Sul, servidores irão paralisar atividades em maio

Categoria rejeitou nova proposta entregue, servidores estarão em operação padrão até 16 de maio, quando…

1 hora ago

Audiência pública apresenta diagnóstico do plano de gestão do Vale dos Vinhedos nesta quinta (24)

Reunião vai detalhar etapa atual do Plan-Vale, que propõe equilibrar desenvolvimento, preservação ambiental e identidade…

2 horas ago

Evento sobre mentalidade estratégica para negócios será sediado em Caxias do Sul

DNA Connect Serra Gaúcha pretende potencializar networking e inteligência de mercado

3 horas ago

Responsável por ponto de tráfico de drogas é presa no bairro Jardim Eldorado, em Caxias do Sul

A Brigada Militar prendeu uma mulher por tráfico de entorpecentes no bairro Jardim Eldorado, em…

3 horas ago

This website uses cookies.