Cidades

Secretário confirma capacitação de novos agentes da Guarda Municipal de Caxias do Sul em 2025

O delegado de Polícia Civil, Paulo Roberto Rosa da Silva, segue no comando da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social de Caxias do Sul, na segunda gestão do prefeito reeleito Adiló Didomenico (PSDB). Entre as principais metas, está o curso de formação para cerca de 70 novos agentes que serão nomeados para a Guarda Municipal.

A intenção é concluir o processo de capacitação até o final deste ano. A primeira ação é licitar a empresa responsável pelo treinamento.

“Vamos acelerar o processo licitatório da empresa. Acredito que ainda no segundo semestre, teremos a nomeação de servidores e eles podem começar a trabalhar logo em seguida do final do curso de habilitação”, projeta o secretário.

Ainda segundo Paulo Rosa, nesta gestão, a intenção é incrementar o cercamento eletrônico. Ele ressalta que, por meio da tecnologia, no ano passado, a Guarda Municipal, por exemplo, prendeu mais de 90 suspeitos. Dado que representa um aumento de m50% em relação a 2023.

Neste contexto, salienta a importância do Centro Integrado de Operações (CIOp). Na estrutura, estão instaladas a Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias (IGP) e Fiscalização Municipal de Trânsito. O sistema de videomonitoramento também é utilizado pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

“É um elo de ligação para que estejamos integrados. Em cima disso, houve uma redução nos últimos 20 anos, quando começou a série histórica em Caxias do Sul, do número de crimes violentos. Fruto também do trabalho de inteligência e considerando-se também que foi essa ferramenta que veio agregar, e muito, ao nosso trabalho”, frisa Paulo Rosa.

Proteção social

Outro braço da secretaria, a área de Proteção Social, também vai merecer atenção especial nos próximos quatro anos. O secretário ressalta a atuação das coordenadorias, como juventude, idoso, justiça restaurativa, étnico-racial e da mulher, cujas ações são destacadas por Rosa.

“Nós temos o foco de fazer esse atendimento relacionado às mulheres vítimas de violência doméstica, principalmente, colaborando tanto com a Polícia Civil e Brigada Militar. Essas mulheres são acolhidas por meio da Casa Viva Rachel”, reitera.

Além disso, ações ligadas à proteção dos adolescentes e justiça restaurativa. O secretário informa que será incrementado o trabalho de prevenção nas escolas do município, por meio da Guarda, com palestras.

Fernando Santos

Recent Posts

Sepultamentos de terça (27) na Serra Gaúcha

Atos fúnebres na região

23 minutos ago

Viva com Saúde – 30/04/2025 – Inteligência Emocional

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre Inteligência Emocional. Inteligência não diz respeito…

23 minutos ago

Cozinha Viva: Lasanha de carne com molho bechamel

Aprenda a fazer uma deliciosa lasanha de carne com molho bechamel cremosa, perfeita para impressionar…

23 minutos ago

Mensagem do dia: Quem decide por mim?

Um colunista conta uma história em que acompanhava um amigo à uma banca de jornais...

53 minutos ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 30 de abril

Hoje é o Dia Internacional do JazzO santo do dia é São José Benedito Cotolengo.…

53 minutos ago

4 segredos para manter a cinerária florida por mais tempo em casa

]Ela parece delicada, quase frágil, como se cada florzinha pudesse desaparecer com o primeiro vento…

6 horas ago

This website uses cookies.