Cidades

Relatos de problemas no Aeroporto de Caxias do Sul geram pedido de informações do Legislativo

O Legislativo de Caxias do Sul protocolou um pedido de informações sobre o Aeroporto Regional Hugo Cantergiani (CXJ/SBCX) à prefeitura caxiense devido a alguns problemas relatados. A solicitação partiu do vereador Capitão Ramon/PL e contou ainda com o voto de todos os vereadores presentes na plenária desta quinta-feira (17). Agora, conforme a Lei Orgânica do município, o prefeito Adiló Didomenico/PSDB tem 30 dias para encaminhar as respostas ao Legislativo.

Segundo o autor do pedido, turistas teriam lhe dito que não querem mais utilizar o aeroporto porque, dependendo do tempo, não é possível realizar pousos e decolagens. Além disso, pilotos teriam reclamado da falta de equipamentos, o que prejudica as manobras de pouso e decolagem em situação de neblina ou chuva, por exemplo.

Em sua manifestação, o parlamentar fez criticas ao governo do Estado foi responsável pela administração do espaço até pouco tempo, antes do Município assumir essa responsabilidade.

“Como é que temos um aeroporto nessas condições? É inadmissível, uma vergonha”, critica ele.

Pedido de Informações sobre o Aeroporto Hugo Cantergiani

Entre as questões elaboradas pelo vereador, que devem ser sanadas pelo Executivo, estão questões como a quantidade de passageiros que utilizaram o aeroporto em 2024; o valor atual cobrado pela taxa de embarque por passageiro; o valor total arrecadado com as taxas de embarque no ano ano passado e o total investido pelo município neste período; entre outras informações como balanço econômico-financeiro completo, incluindo receitas, despesas, eventuais repasses e resultados; obras previstas e/ou melhorias da infraestrutura planejadas, etc.

Outro tema levantado foi a respeito dos resíduos constantemente descartados na área do aeroporto. Durante a apreciação do referido requerimento (43/2025), o vereador Rafael Bueno mostrou preocupação com as condições e um odor que é perceptível na sala de embarque. Neste sentido, sugeriu ampliar fiscalização sobre quem deposita irregularmente resíduos na região. Também foi apontada a necessidade de melhor estrutura para o espaço com vista na qualificação do atendimento prestado.

Impacto do Clima e Liberação do PAPI

O líder de governo na Casa, o vereador Daniel Santos (Republicanos), por sua vez, disse que 12% dos voos foram influenciados pelo clima e que o prazo para liberação do uso do equipamento Indicador de Precisão da Trajetória de Aproximação (PAPI) vai até outubro deste ano.

Os parlamentares discorreram ainda sobre o futuro Aeroporto de Vila Oliva, considerando-o fundamental para o desenvolvimento da região.

Cláudia Palhano

Recent Posts

Gabriel Dupont representa Bento Gonçalves na Maratona de Boston, nos Estados Unidos

Morador do bairro São Bento percorreu os 42 quilômetros de uma das mais tradicionais maratonas…

20 minutos ago

Homem acusado por tráfico de drogas é preso em Caxias do Sul

Suspeito foi abordado, no início da tarde desta terça-feira (22), no bairro Santa Catarina

28 minutos ago

Após caso confirmado de dengue, fumacê será realizado em Farroupilha

Ação, que ocorre nesta quarta (23) no bairro Monte Verde, visa eliminar os possíveis mosquitos…

1 hora ago

Inscrições para curso gratuito de robótica encerram na quinta-feira (22) em Caxias do Sul

O curso oferecido pela Escola do Amanhã é de Robótica e Protótipos Mecatrônicos, com duração…

2 horas ago

Câmara aprova aumento para médicos e novos cargos na administração de Bento Gonçalves

Reajuste eleva salário de clínicos gerais; revisão geral dos servidores está em pauta. Foi aprovada…

2 horas ago

Vídeo: incêndio destrói pavilhão de empresa no bairro São José, em Caxias do Sul

Não houve feridos. Incêndio teria iniciado por conta de um curto-circuito em uma cabine de…

3 horas ago

This website uses cookies.