Aprovado pedido de informações sobre Aeroporto Hugo Cantergiani. Foto: Arquivo/Grupo RSCOM
O Legislativo de Caxias do Sul protocolou um pedido de informações sobre o Aeroporto Regional Hugo Cantergiani (CXJ/SBCX) à prefeitura caxiense devido a alguns problemas relatados. A solicitação partiu do vereador Capitão Ramon/PL e contou ainda com o voto de todos os vereadores presentes na plenária desta quinta-feira (17). Agora, conforme a Lei Orgânica do município, o prefeito Adiló Didomenico/PSDB tem 30 dias para encaminhar as respostas ao Legislativo.
Segundo o autor do pedido, turistas teriam lhe dito que não querem mais utilizar o aeroporto porque, dependendo do tempo, não é possível realizar pousos e decolagens. Além disso, pilotos teriam reclamado da falta de equipamentos, o que prejudica as manobras de pouso e decolagem em situação de neblina ou chuva, por exemplo.
Em sua manifestação, o parlamentar fez criticas ao governo do Estado foi responsável pela administração do espaço até pouco tempo, antes do Município assumir essa responsabilidade.
“Como é que temos um aeroporto nessas condições? É inadmissível, uma vergonha”, critica ele.
Entre as questões elaboradas pelo vereador, que devem ser sanadas pelo Executivo, estão questões como a quantidade de passageiros que utilizaram o aeroporto em 2024; o valor atual cobrado pela taxa de embarque por passageiro; o valor total arrecadado com as taxas de embarque no ano ano passado e o total investido pelo município neste período; entre outras informações como balanço econômico-financeiro completo, incluindo receitas, despesas, eventuais repasses e resultados; obras previstas e/ou melhorias da infraestrutura planejadas, etc.
Outro tema levantado foi a respeito dos resíduos constantemente descartados na área do aeroporto. Durante a apreciação do referido requerimento (43/2025), o vereador Rafael Bueno mostrou preocupação com as condições e um odor que é perceptível na sala de embarque. Neste sentido, sugeriu ampliar fiscalização sobre quem deposita irregularmente resíduos na região. Também foi apontada a necessidade de melhor estrutura para o espaço com vista na qualificação do atendimento prestado.
O líder de governo na Casa, o vereador Daniel Santos (Republicanos), por sua vez, disse que 12% dos voos foram influenciados pelo clima e que o prazo para liberação do uso do equipamento Indicador de Precisão da Trajetória de Aproximação (PAPI) vai até outubro deste ano.
Os parlamentares discorreram ainda sobre o futuro Aeroporto de Vila Oliva, considerando-o fundamental para o desenvolvimento da região.
Morador do bairro São Bento percorreu os 42 quilômetros de uma das mais tradicionais maratonas…
Suspeito foi abordado, no início da tarde desta terça-feira (22), no bairro Santa Catarina
Ação, que ocorre nesta quarta (23) no bairro Monte Verde, visa eliminar os possíveis mosquitos…
O curso oferecido pela Escola do Amanhã é de Robótica e Protótipos Mecatrônicos, com duração…
Reajuste eleva salário de clínicos gerais; revisão geral dos servidores está em pauta. Foi aprovada…
Não houve feridos. Incêndio teria iniciado por conta de um curto-circuito em uma cabine de…
This website uses cookies.