Cidades

Parque Estadual do Tainhas, nos Campos de Cima da Serra, completa 50 anos

O Parque Estadual do Tainhas, área de preservação de fauna e flora do Rio Grande do Sul, completou 50 anos. Para comemorar a data, o Grupo Iter, holding que administra a unidade desde dezembro de 2022, reuniu autoridades dos municípios de Cambará do Sul, Jaquirana e São Francisco de Paula e convidados em evento especial na última semana.

Na ocasião, Sandra Ferraz, gerente geral do Parque do Caracol e Tainhas, enfatizou a potência do espaço, que tem importância vital para o turismo ecológico, a pesquisa científica e a conservação do meio ambiente. 

“O Parque Estadual do Tainhas tem um papel fundamental na conservação da biodiversidade, proteção de espécies nativas e manutenção dos ecossistemas, além do desenvolvimento do turismo sustentável na região. E junto com o apoio dos órgãos, entidades e comunidade seguiremos cuidando deste lugar único e essencial para a natureza e para as futuras gerações”, comentou Sandra.

A comemoração contou com caminhada pelo parque e almoço ao estilo fogo de chão assinado pela grife de churrasco De Los Galtchos, de Canela.

Sobre o Parque Estadual do Tainhas

O Parque Estadual do Tainhas é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, criada pelo Decreto nº 23.798/1975, localizada entre os municípios de Jaquirana, São Francisco de Paula e Cambará do Sul, na região dos Campos de Cima da Serra. 

Uma das 24 Unidades de Conservação (UCs) administradas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA), o atrativo foi criado com o objetivo de proteger os campos e as matas presentes no vale do Rio Tainhas. 

Ao longo de seus mais de 6,5 mil hectares, a área abriga matas, campos e banhados onde são encontradas espécies da flora ameaçadas de extinção, entre elas o pinheiro-brasileiro, a imbuia e o xaxim. Nas espécies da fauna, os destaques são o papagaio-charão, o papagaio-de-peito-roxo, a águia-cinzenta e o leão-baio.

Apesar de ter sido criado em 1975, o Parque Estadual do Tainhas só começou a ser implantado em 2003, através do Projeto Conservação da Mata Atlântica no Rio Grande do Sul e que possibilitou a compra de bens e a elaboração do Plano de Manejo. 

Como as belezas do lugar, destaca-se sua vasta biodiversidade da fauna e da flora e os roteiros do Passo do “S” e Passo da Ilha, com passagens naturais sobre e pelo leito do Rio Tainhas. No mesmo local, outro atrativo é a cachoeira do Passo do “S”, uma queda d’água com diferentes ângulos e níveis de queda.

Diego Pereira

Com mais de 10 anos de experiência na área, é formado em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul. Cobertura eleições gerais de 2018 e 2022, e municipais de 2024.

Recent Posts

Ala cirista do PDT quer independência do governo, após saída de Lupi

Integrantes da legenda, mais alinhados ao ex-ministro Ciro Gomes, esperam seguir caminho de independência na…

2 horas ago

Polícia investiga caso de homem que filmou banho de alunas em universidade de Novo Hamburgo

O suspeito, que não foi preso, acabou sendo demitido da Feevale, após as denúncias

3 horas ago

Em jogo polêmico, Internacional perde para o Corinthians no Brasileirão

Colorado levou virada dos paulistas, por 4 a 2, em jogo realizado na Neo Química…

4 horas ago

Veja os resultados das loterias deste sábado (03)

A Mega-Sena, que tem o prêmio previsto de R$ 12,8 milhões, teve as seguintes dezenas…

5 horas ago

Portugal expulsará 18 mil estrangeiros ilegais antes das eleições

O endurecimento das regras de imigração tornou-se uma das principais bandeiras de campanha do governo…

5 horas ago

Trabalhos acelerados para preparar Capela Sistina para o conclave

É uma "etapa fundamental” para a Igreja Católica, diz Silvio Screpanti, vice-diretor de infraestrutura do…

6 horas ago

This website uses cookies.