Cidades

Operação combate fraude fiscal em franquias de óticas no Rio Grande do Sul

A Receita Estadual deflagrou, na manhã desta quarta-feira (19), mais uma operação de fiscalização, desta vez voltada para o setor de óticas. A ação tem como objetivo combater fraudes fiscais no pagamento de ICMS e a concorrência desleal. A sétima fase da Operação Affettare – nome que significa “fatiar” em italiano – está focada em um grupo de franquias de artigos óticos, com estabelecimentos localizados em Estância Velha, Novo Hamburgo, Montenegro, Sapucaia do Sul e São Leopoldo.

As investigações indicam que o grupo envolvido, nos últimos cinco anos, gerou aproximadamente R$ 50 milhões em faturamento, com o valor de ICMS devido aos cofres públicos, somado a multas e juros, estimado em R$ 8 milhões. A operação apura indícios de fracionamento de empresas, uma prática ilegal usada para diluir o faturamento e se beneficiar do Regime de Tributação do Simples Nacional. Este regime oferece uma carga tributária reduzida, beneficiando empresas “laranjas” e prejudicando a concorrência.

Caso a fraude seja comprovada, as empresas envolvidas poderão ser excluídas do Simples Nacional e estarão sujeitas ao pagamento do ICMS devido, além de multas pesadas, com acréscimo de 100% do valor e juros.

A ação é conduzida pelo Grupo Especializado Setorial de Calçados e Vestuários (GES Calvest), da Delegacia da Receita Estadual em Novo Hamburgo (4ª DRE), e conta com a mobilização de 17 auditores-fiscais. Durante a operação, serão realizadas buscas e apreensões de documentos e provas em vários estabelecimentos das cidades gaúchas envolvidas.

Operações da Receita Estadual

Por meio das operações realizadas, a Receita Estadual vem intensificando sua atuação em diversos ramos da economia, tendo programado, para os próximos meses, outras operações neste e em outros setores econômicos.

Além de buscar recuperar os valores devidos aos cofres públicos e combater a sonegação, as ações buscam proteger os contribuintes que pagam corretamente seus tributos e coibir a concorrência desleal entre empresas. A especialização na fiscalização, a integração da fiscalização e da cobrança e o combate às fraudes fiscais estão inseridas no contexto do Programa Receita 2030+, que estabelece 30 iniciativas para modernização da administração tributária gaúcha.

Cláudia Palhano

Recent Posts

Dois homens são presos por tráfico de drogas em Lagoa Vermelha

Foram apreendidos 4,8 kg de maconha, dinheiro, quatro celulares, uma balança de precisão e um…

16 minutos ago

Suspeito de planejar ataque a bomba em show de Lady Gaga é preso no RS

A ação foi impedida pela Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ) e o Ministério…

1 hora ago

Governo Federal abre inscrições para 3,1 mil novas vagas do Programa Mais Médicos

Candidatos podem se inscrever a parti desta segunda-feira (05)

2 horas ago

Rua Angelo Basso, em Galópolis, em Caxias do Sul, terá obras para melhorias a partir desta segunda-feira (05)

Em caso de chuva os trabalhos serão suspensos e iniciados com dia favorável

3 horas ago

Horóscopo de segunda-feira, 05/05: início de semana com foco em decisões práticas

Confira o horóscopo de segunda-feira com foco em decisões práticas, produtividade e relações sólidas para…

3 horas ago

Colisão entre quadriciclo e carro deixa um morto na VRS-813, em Garibaldi

O acidente ocorreu neste sábado (03) a noite no km 12 da rodovia

4 horas ago

This website uses cookies.