Formar mão de obra qualificada para uma região abundante em empregos é um dos propósitos do curso. Foto de Paula Larentis
O novo curso de Gestão da Produção Industrial, em nível tecnólogo é a nova ferramenta de que disporá um dos mais ativos e versáteis parques fabris do Estado, que é a serra gaúcha. Ao mesmo tempo estrá ajudando a desatar um gargalo importante que é a falta de mão de obra qualificada , que tem sido empecilho para que a indústria local posa atingir novos patamares competitivos.Com duração de três anos e aulas no período noturno, o curso vai proporcionara a formação prática e dinâmica para atender às necessidades das indústrias locais. São mais de 40 disciplinas distribuídas ao longo de seis semestres . Os estudantes terão acesso à moderna infraestrutura laboratorial do campus, onde poderão desenvolver competências essenciais para o gerenciamento dos processos produtivos, coordenação de equipes e planejamento logístico.
Além disso, a grade curricular inclui temas atuais e estratégicos, como responsabilidade social e ambiental, governança, gestão estratégica, orçamento, controle financeiro e empreendedorismo, preparando os alunos para enfrentar os desafios do mercado com visão inovadora e foco na competitividade. “Nosso objetivo é capacitar os profissionais para atuarem com eficácia no ambiente fabril, otimizando processos e potencializando a competitividade das indústrias da região. Trata-se de uma formação superior de curta duração, que alia conteúdo teórico e aplicação prática, exatamente o que o mercado exige”, destaca Nívia Tumelero, diretora acadêmica do Carvi.
O curso surge como boa-nova para o ambiente industrial da microrregião de Bento Gonçalves, cuja matriz produtiva compreende um vasto leque de segmentos. De moveleiras a vinícolas, de metal-mecânicas à indústria da borracha e do plástico, de alimentícias a agroindústrias, todas se beneficiam, como destaca o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (SIMMME-BG), Juarez Piva.
“A formação em gestão industrial é estratégica para enfrentarmos as demandas atuais do mercado, que exigem inovação e eficiência. A universidade está de parabéns por criar um modelo educacional moderno, capaz de preparar profissionais qualificados para os desafios do setor, integrando tecnologia e gestão produtiva. Espero que essa proposta inspire outros cursos, fortalecendo não apenas a competitividade técnica, mas também o desenvolvimento humano e socioeconômico local”
, salienta o empresário.
Com essa nova formação, a UCS Bento reforça seu compromisso com o desenvolvimento regional, contribuindo para a qualificação de profissionais que serão fundamentais para a inovação e a sustentabilidade das indústrias locais. O ingresso será realizado através de um processo seletivo contínuo, com aplicação de prova de redação online três vezes por semana (segundas, terças e quintas-feiras). Também será possível acessar o curso por meio do aproveitamento da nota de redação do ENEM (2018 a 2023) ou de vestibulares anteriores da UCS (2019 a 2024). Para mais informações, acesse: ucs.br/vestibular.
Homem de 59 anos ainda teve lesões na região da cabeça
Segundo relato da mãe do homem, ele seria um homem caseiro, de barba e estatura…
Terça-feira chega com a força de mudanças sutis, mas fundamentais. Em vez de forçar situações,…
A inteligência artificial pode simular o pensamento, mas pode gerar uma consciência que transcenda sua…
Suspeito foi detido pela Guarda Civil Municipal após invadir a casa da ex-esposa e causar…
O Sindicato dos Servidores não concorda, mas a reposição a ser votada é de 5,06%…
This website uses cookies.