Foto: Jürgen Mayrhofer / Secom
O Governo do Rio Grande do Sul começou a operar um serviço de monitoramento meteorológico por meio de radar instalado no Morro da Polícia, em Porto Alegre. O equipamento foi posicionado no dia 8 de agosto e tem como objetivo aumentar a previsibilidade de fenômenos climáticos extremos, como ventos fortes, chuvas intensas, granizo e tornados. A cobertura do radar abrange um raio de 150 quilômetros, englobando Porto Alegre e a Região Metropolitana.
O serviço foi contratado em 2023 pela Casa Militar, através da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, com investimento de R$ 25,94 milhões. Originalmente, o radar seria instalado no Morro São João, em Montenegro, mas um incidente impediu o acesso ao local, forçando a mudança temporária para Porto Alegre. A Climatempo, empresa responsável pela operação, ainda estuda a viabilidade de mover o equipamento para Montenegro no futuro, o que pode proporcionar melhor desempenho da tecnologia.
Esse radar, importado da República Tcheca, oferece informações de nowcasting, que possibilitam previsões em curto e curtíssimo prazo. Assim, o sistema melhora a capacidade de resposta a eventos meteorológicos, com alertas enviados em intervalos de até 12 minutos antes de os fenômenos ocorrerem. Esses dados são analisados pelo Centro de Operações de Proteção e Defesa Civil, que, ao identificar riscos à população, emite alertas tanto para os gestores municipais quanto para a população.
O coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira, destacou a importância do radar. “Este monitoramento representa um grande avanço nas medidas de preparação e prevenção, principalmente em Porto Alegre e na Região Metropolitana”
Os cidadãos podem se cadastrar gratuitamente para receber os alertas da Defesa Civil, enviando uma mensagem SMS com o CEP da sua residência para o número 40199.
monitoramento meteorológico
Quem tem jardim ou gramado bem cuidado sabe o quanto é frustrante encontrar buracos espalhados…
Ver uma coruja durante o dia, especialmente pousada no telhado de casa, costuma despertar surpresa…
Sabe aquele aroma de alho que insiste em ficar na tábua de madeira mesmo depois…
Você cuida da sua maranta-riscada com carinho, mas as flores nunca aparecem? A frustração é…
Se a sua yucca, também conhecida como yuca-pé-de-elefante ou mandioca-brava, está com folhas amareladas, não…
Competição internacional de confeiteiros amadores começa em maio e busca novo talento para representar o…
This website uses cookies.