Com espaço para 2 milhões de caixa, novo Centro de Distribuição reduz em 30% o fluxo de caminhões entre as duas unidades industriais da Aurora e permitirá a substituição das empilhadeiras a combustão por veículos elétricos. | Cassiano Farina
Investimentos em modernização nos processos, do campo à distribuição fazem parte da cultura da Cooperativa Vinícola Aurora. A empresa acaba de anunciar que investiu R$ 14 milhões na ampliação do seu Centro de Distribuição (CD) no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS).
Remodelado o CD passa a ter capacidade de estocagem triplicada, passando de 583 mil para 2 milhões de caixas de produtos vinícolas, em 18 mil palets, distribuídos em oito andares. A operação reduz em 30% o fluxo de caminhões entre as duas unidades industriais da empresa na zona urbana e permitirá a substituição das empilhadeiras a combustão por veículos elétricos.
O armazém vertical instalado pela Aurora ocupa uma área de 14 mil metros quadrados e diminui, em média, cinco cargas diárias de produtos entre o local de elaboração e a estocagem, o que também reduzirá o custo logístico. A iniciativa deverá retrair as perdas por quebra e facilitar o controle de estoque e envio para os pontos de venda.
O diretor Industrial da Cooperativa Vinícola Aurora, Roberto Lazzarini, afirma que a reestruturação e ampliação do Centro de Distribuição estão alinhadas ao novo momento da empresa, e une os ganhos para o negócio com a sustentabilidade. O diretor explica que tanto a redução na movimentação de caminhões, o uso de empilhadeiras e paleteiras elétricas até a melhoria nas condições de trabalho beneficiam a cooperativa e a própria sociedade.
“Muito mais importante do que a otimização de custos estão inúmeras vantagens, como diminuição de emissão de gases poluentes, menor risco de acidentes e de transtorno que o tráfego de caminhões ocasiona. É importante dizer que esse movimento está de acordo com a estratégia ESG da vinícola, com as boas práticas industrias e também com os compromissos de qualificar ainda mais as relações de trabalho na empresa”
, atesta Lazzarini.
Do ponto de vista do consumidor o investimento no novo ponto de armazenamento traz vantagens como o menor tempo entre a elaboração dos vinhos, sucos e espumantes e a chegada dos produtos no ponto de venda, além da garantia da manutenção da qualidade por estar acondicionado em temperatura, luminosidade e condições assépticas ideais.
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