Iniciada a montagem da nova balsa de travessia do Rio Taquari, entre São Valentim do Sul e Santa Tereza

Novo equipamento terá inicialmente uma capacidade reduzida de transporte em relação ao anterior, caindo de 30 para 15 veículos

Publicado por
09:34 - 05/07/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Iniciada a montagem da nova balsa de travessia do Rio Taquari, entre São Valentim do Sul e Santa Tereza

Fotos: Redes Sociais/@juntospelars431pontestabarbara

A montagem da nova balsa que fará a travessia do Rio Taquari, entre São Valentim do Sul e Santa Tereza, começou nesta semana. Na terça-feira (2), os módulos da embarcação chegaram à localidade de Santa Bárbara, em São Valentim, onde será montada e instalada.

De acordo com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), a nova balsa terá dimensões de 24 metros de comprimento por 9 metros de largura, totalizando 216 metros quadrados de área. Diferente da balsa anterior, que transportava até 30 veículos, a nova embarcação inicialmente terá capacidade para apenas 15 veículos leves.

Essa redução temporária na capacidade foi autorizada até que a operação possa ser completamente restabelecida. Para isso, novos módulos estão sendo produzidos e serão acoplados à estrutura, permitindo o transporte de um número maior de veículos.

A construção da balsa está a cargo da empresa Lacel, que prevê o reinício da operação no final de julho. Esse prazo leva em conta a necessidade de garantir a segurança, finalizar a documentação e concluir a montagem. A balsa anterior foi arrastada pela correnteza do Rio Taquari durante a enchente do dia 2 de maio, ficando à deriva até Lajeado, onde colidiu com a ponte da BR-386, partiu-se ao meio e submergiu. Não havia pessoas a bordo no momento.

Confira imagens do processo de montagem, registradas nesta quarta-feira (4):

Fotos: Redes Sociais/@juntospelars431pontestabarbara

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp