Foto: Rafael Varela / Sedac
Nesta sexta-feira (16), a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) inaugurou a primeira etapa das obras de revitalização do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi, localizado em Flores da Cunha. O projeto, financiado pelo Pró-Cultura RS e pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC), teve um investimento de R$ 1.270.258,66.
A cerimônia contou com a presença da secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, que destacou a importância do projeto para a preservação do patrimônio cultural e histórico da região.
“Hoje, enquanto começamos as celebrações do Dia Estadual do Patrimônio Cultural em Porto Alegre, não poderia deixar de acompanhar esta conquista significativa para a comunidade florense”, afirmou Araujo.
O projeto inclui a construção de um novo anexo de três andares, que será utilizado para a Reserva Técnica do Museu, o Arquivo Histórico Municipal e uma sala para a Associação de Artesãos de Flores da Cunha. O novo prédio, projetado com uma arquitetura sóbria que complementa o estilo art déco da edificação antiga, marca a primeira fase das obras. A restauração da estrutura histórica está prevista para a próxima etapa.
Além das melhorias estruturais, foi realizado um inventário do patrimônio cultural e material do município. O inventário envolve a organização, conservação e armazenamento do acervo, além de políticas de preservação e a implementação de um software de gestão de acervos. A comunidade também participou ativamente do levantamento, identificando e registrando 80 referências culturais, o que ajudará a formular políticas públicas para a preservação dos bens materiais.
O projeto é uma colaboração com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) e inclui a criação de um aplicativo móvel e um documentário para a divulgação do inventário. A captação de recursos foi facilitada pela Associação dos Amigos do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi, com apoio das empresas Hidrover Equipamentos Hidráulicos Ltda. e Fábrica de Móveis Florense Ltda.
O Museu, fundado em 1976 para preservar a história da imigração italiana no município, passou por várias mudanças e reaberturas ao longo dos anos, com sua reinauguração em 1986 e a recente renomeação em 2003 em homenagem ao primeiro prefeito eleito após a abertura democrática.
Use folhas de louro para espantar insetos e perfumar sua casa com esse truque simples,…
Descubra por que seu gato te lambe como se você fosse outro gato e o…
Samae realiza o serviço de limpeza e desinfecção entre os dias 5 e 9 de…
O valor da indenização terá atualização monetária e acréscimo de juros. O fato ocorreu em…
No início da madrugada, homem de 32 anos foi preso por porte ilegal de arma…
Foram localizadas 45 porções de haxixe, quatro porções de maconha, dois tijolos de maconha, além…
This website uses cookies.