Foto: Divulgação
Com muita diversão, gastronomia, autenticidade e bem receber, a 15ª Festa Colonial da Uva e 5ª Festa do Moranguinho ganha contornos para a próxima edição marcada para fevereiro de 2026 no distrito de Otávio Rocha, interior de Flores da Cunha. A edição será marcada por uma dose extra de celebração que vem acompanhada dos 60 anos da Fecouva e da Igreja Matriz do distrito, destacando o destino como um dos mais tradicionais do Estado quando se fala em turismo e vivência colonial.
Nesta semana foram divulgadas as primeiras ações, como a abertura das inscrições para as candidatas ao novo trio, e um concurso para escolha do Manual de Identidade Visual da festa. A biomédica e sommelier florense Caroline Dani assumiu o cargo de presidente desta edição e está à frente do trabalho junto a vices de importantes pilares da Fecouva: cultura, agricultura, alimentação e patrocínios.
“Será uma edição especial alusiva aos 60 anos da festa e da Igreja Matriz, que representa a religiosidade como um dos cernes da comunidade de Otávio Rocha, juntamente com a resiliência, representada pela Festa do Moranguinho. É a força comunitária de uma das celebrações mais antigas do Estado e a pujança de viver na colônia, valorizando as pessoas que produzem alimentos com qualidade e carinho”, destaca Caroline, que possui ligação familiar com a Fecouva desde a infância, e atualmente é a presidente da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS).
A programação da 15ª Festa Colonial da Uva e 5ª Festa do Moranguinho se estenderá por dois finais de semana – dias 20, 21 e 22 de fevereiro e 27 e 28 de fevereiro e 1º de março de 2026, com exposição de produtos, feira comercial, gastronomia, shows e muitas particularidades de uma festa que teve sua primeira edição em 1966 e se consolida como uma das celebrações relacionadas à uva a ao vinho mais antiga do Estado.
Abertas as inscrições para novo trio
Uma das primeiras atividades no desenho da Fecouva 2026 é o início das movimentações acerca do novo trio, que representará a 15ª Festa Colonial da Uva e 5ª Festa do Moranguinho. As inscrições para as jovens interessadas em representar o distrito de Otávio Rocha, suas atrações e a história da festa, já estão abertas e seguem até o dia 30 de maio. O evento de escolha está marcado para o dia 13 de setembro.
A candidata deverá representar no mínimo uma e no máximo três entidades, sendo que uma delas obrigatoriamente deve ser sediada na Paróquia de São Marcos de Otávio Rocha, onde a jovem deve ter também domicílio há pelo menos um ano (podendo estar residindo temporariamente em outro local, em razão dos estudos ou trabalho, desde que participe ativamente da comunidade). Deverá ter idade mínima de 18 anos e máxima de 30, ser solteira, não ter filhos, entre outros critérios que podem ser conferidos no link disponível junto ao perfil @fecouva no Instagram, onde estão Regulamento e Ficha de Inscrição.
A rainha e as duas princesas receberão, além do título, coroa e faixa do atual trio, a rainha Marília Cagnin e as princesas Andressa Manosso e Giovana Andreazza, e uma premiação que será divulgada em breve pela Comissão Social e Diretoria Executiva da Fecouva 2026. O trio será responsável pela divulgação do evento, estando presente em todos os compromissos oficias, ações de promoção e representatividade junto à comunidade.
Concurso para identidade visual
Em parceria com a Prefeitura de Flores da Cunha, a Fecouva lança também um concurso para a elaboração do Manual de Identidade Visual desta edição, incluindo a criação do logotipo da festa. O material deve fazer alusão aos 60 anos celebrados pela Fecouva e pela Igreja Matriz do distrito, resgatado também a importância da história e do distrito de Otávio Rocha no município e Estado.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do Regulamento e Ficha de Inscrição, também disponíveis no Instagram. O concurso será dividido em dois momentos: período de inscrições e envio de materiais até 5 de maio, e apresentação do Manual em encontro com a Comissão Julgadora no dia 14 de maio. O projeto premiado receberá o prêmio de R$ 2 mil.
Conheça a diretoria:
A pena ocorre em regime inicialmente fechado e foi determinada a imediata execução da condenação…
Ações contra o tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo aconteceram nos…
Corsan aponta intervenções e falta de energia como causas e prevê normalização ainda ao longo…
Ações de fiscalização ocorreram em diversos pontos da cidade, com dois estabelecimentos interditados no bairro…
Negão, como é chamado, era mantido por moradores da rua Libório Rodrigues, no Centro; ele…
Segundo relatos, casos semelhantes já ocorreram no local; não houve danos ou feridos
This website uses cookies.