Farroupilha

Idas e vindas de projeto deixam comunidade sem ponte há cinco meses no interior de Farroupilha

Há cinco meses, a comunidade da Linha Caçador, no interior de Farroupilha, aguarda por uma solução para a queda da ponte da Estrada FR-174, popularmente chamada de “Estrada Pedro Molon”. Afetada pelas chuvas de maio, a estrutura cedeu por completo e impede o fluxo de veículos ou passagem de pedestres. Para ter ligação com outros locais e a área central da cidade, por exemplo, um motorista de ônibus escolar precisa trafegar 7 quilômetros a mais.

Até agora, não houve nenhuma melhoria realizada pela prefeitura de Farroupilha no local. Porém, em 28 de junho, conforme comunicado pela assessoria de imprensa do município, a Defesa Civil Nacional havia aprovado o projeto de reconstrução, avaliado em R$ 507 mil, e o repasse da verba para essa ponte e uma outra estrutura FR-17 na Comunidade Santo Avelino, na Linha Machadinho. Ainda assim, na manhã desta sexta-feira (18), o secretário municipal de Agricultura, Fernando Silvestrin, alegou que “a pasta não poderia atuar sem que o planejamento faça o projeto.”

De acordo com Nestor Zanonato Filho, secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, houve, por parte da prefeitura, a realização de um projeto com a necessidade de alteração do valor aprovado pela Defesa Civil. Entre idas e vindas, agora há um novo prazo, não informado pelo responsável pela pasta.

“Foi aprovado junto a Defesa Civil a solicitação de reconstrução e, posterior a isso, foram realizadas sondagens e projeto executivo com alteração de valor, que retornou para a Defesa Civil para poder aprovar agora com o projeto completo. Todos os passos foram feitos conforme orientação da Defasa Civil Nacional”, diz.

Por outro lado, Zanonato Filho garante que na próxima segunda-feira (21), a prefeitura irá iniciar uma obra para restabelecer a conexão da Linha Caçador. “O que será feito na segunda-feira é um restabelecimento para poder liberar o trânsito dos moradores da localidade. Precisávamos de uma mudança na fiação da RGE para poder operar. A autarquia esteve no local ontem e agora podemos trabalhar. O projeto de reconstrução, em questão, que está na Defesa Civil, é de uma nova ponte para este lugar”, conclui o secretário.

De forma efetiva, a prefeitura irá repor depois de cinco meses a passagem de maneira provisória para, após isso, reativar a ponte com projeto e verba oriunda da Defesa Civil Nacional.

Eduardo Garcia and Maicon Rech

Recent Posts

Sepultamentos de domingo (27) na Serra Gaúcha

Atos fúnebres na região

20 minutos ago

Segunda (28) deve ser de sol e frio na Serra Gaúcha

A semana do trabalhador deve começar com temperaturas mais baixas e, também, tempo mais firme,…

20 minutos ago

Cozinha Viva: Lasanha de frango e espinafre

Lasanha de frango com espinafre: cremosa, fácil de fazer e perfeita para surpreender na refeição.…

50 minutos ago

Viva com Saúde – 28/04/2025 – Prótese de Mama com Recuperação 24 horas

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre a Prótese de Mama com Recuperação…

50 minutos ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 28 de abril

Hoje é o Dia da Educação e da SograO santo do dia é São Luiz…

1 hora ago

Mensagem do dia: Viver melhor

Pra viver melhor, não se preocupe. Se ocupe!

1 hora ago

This website uses cookies.