Cidades

Famílias atingidas por enchentes em Santa Tereza aguardam moradias prometidas pelo Estado

Famílias de Santa Tereza, afetadas pelas recentes enchentes, seguem à espera das moradias prometidas pelo governo do Estado no Loteamento Popular Stringhini II. Inicialmente, oito residências deveriam ser entregues até o fim de dezembro, mas os prazos não serão cumpridos, segundo autoridades municipais.

O loteamento, situado na entrada da cidade, faz parte do programa estadual “A Casa é Sua – Calamidade”, coordenado pela Secretaria Estadual de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab). Ao todo, 24 casas serão construídas no local, em uma área de 5.197 m².

A prefeitura foi encarregada da preparação do terreno, incluindo obras de saneamento básico e iluminação, enquanto o Estado financiou a execução das residências, contratando a empresa KMB Construtora e Incorporadora, de Gravataí, para realizar o projeto.

A secretária da Fazenda de Santa Tereza, Virgínia Furlanetto, informou que os terrenos foram entregues dentro das especificações exigidas pela construtora. Apesar disso, a lentidão no ritmo das obras preocupa.

“A previsão era de que oito casas fossem entregues até dezembro, o que não vai ocorrer devido ao reduzido número de funcionários mobilizados pela empresa. Cremos que as sanções cabíveis deverão ser aplicadas pelo Estado, responsável pela contratação”, afirmou.

Furlanetto também destacou que, apesar dos atrasos, ainda não há indicativos de aditivos contratuais, uma vez que o prazo para a conclusão do programa permanece em vigor. De acordo com a Sehab, o prazo para entrega das casas é de 120 dias, a partir da liberação da área.

Crédito: Marcelo Bettinelli Machado
Crédito: Marcelo Bettinelli Machado

Detalhes do programa

Santa Tereza é a única cidade da Serra Gaúcha contemplada nesta fase do programa, que também beneficiará municípios como Cruzeiro do Sul (40 casas), Encantado (30), Estrela (40), Lajeado (35), Muçum (56), Roca Sales (35) e Venâncio Aires (40). A primeira etapa prevê um investimento de R$ 56,4 milhões para a construção de 300 residências.

As moradias, de 44 m², serão feitas com painéis pré-moldados de concreto e contarão com dois dormitórios, sala e cozinha conjugadas, banheiro e área de serviço externa. As famílias contempladas foram selecionadas com base em editais municipais que priorizaram critérios como vulnerabilidade social, renda familiar de até 4,5 salários mínimos, residência mínima de 10 anos no município e a inexistência de benefícios habitacionais prévios.

Patrick Alessi

Aos 22 anos, natural de Bento Gonçalves/RS, Patrick Alessi está no último semestre do curso de Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul Virtual. Desde o final de 2023, atua como estagiário de jornalismo no Grupo RSCOM, onde é redator do Portal Leouve e repórter da Rádio Bento AM 1070.

Recent Posts

Evento sobre mentalidade estratégica para negócios será sediado em Caxias do Sul

DNA Connect Serra Gaúcha pretende potencializar networking e inteligência de mercado

26 minutos ago

Responsável por ponto de tráfico de drogas é presa no bairro Jardim Eldorado, em Caxias do Sul

A Brigada Militar prendeu uma mulher por tráfico de entorpecentes no bairro Jardim Eldorado, em…

35 minutos ago

Grêmio enfrenta o Godoy Cruz em disputa pela liderança do grupo na Sul-Americana

Duelo marca a estreia de Mano Menezes em sua segunda passagem pelo Tricolor

1 hora ago

Trio é preso após tentativa de homicídio em Serafina Corrêa

Suspeitos foram detidos em Guaporé com arma, munição, colete e carro clonado usado no crime;…

1 hora ago

Internacional alcança marca de 150 mil sócios

Clube se torna, de forma isolada, como o segundo com o maior quadro de associados…

2 horas ago

Três mulheres são presas por tráfico de drogas no bairro Imperial, em Vacaria

Uma das suspeitas foi abordada após desembarcar na rodoviária

2 horas ago

This website uses cookies.