Abandonada há mais de cinco anos, a estrutura do antigo Presídio Estadual de Bento Gonçalves, no coração da Capital Nacional da Uva e do Vinho, está próxima de ter um desfecho. Um verdadeiro depósito de lixo e entulhos após a inauguração da nova casa prisional e a transferência completa de detentos em 1° de novembro de 2019, pode ser demolida, por completo, neste ano.
O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Susepe, abre, às 9h do próximo dia 26 de fevereiro, as propostas de empresas interessadas em demolir a estrutura restante da penitenciária da rua Assis Brasil, no Centro de Bento Gonçalves.
Com valor máximo previsto de R$ 472.881,79, a concorrência é do tipo menor preço estipulado. O pregão eletrônico foi aberto no dia 11 de fevereiro deste ano. Conforme o edital, o contrato, assim que assinado com a empresa vencedora da licitação, tem validade de 90 dias. Ou seja, em três meses, toda estrutura deve ser destruída. A previsão do governo é que a demolição, chamada de “etapa 1”, ocorra em 45 dias.
Aos olhos de moradores, turistas, no Centro de uma cidade que recebe visitantes todos os dias, o reflexo do abandono do Estado. No início de 2020, parecia que tudo seria resolvido de forma ágil. Parecia, não foi. Parte da estrutura foi derrubada por uma equipe da prefeitura a pedido da Susepe (Superintendência de Serviços Penitenciários), e só.
Toda essa demora, entra na conta do Governo Estadual. Uma das últimas tentativas de mediação por parte da prefeitura com o estado foi em 2023 e, desde lá, não havia nenhuma nova informação sobre a demolição total.
Após a desativação do prédio em 2019, o Grupo RSCOM esteve por dentro dos muros do que um dia abrigou centenas de presos. Você confere o material, em vídeo, abaixo:
Com valor mínimo por parcela de R$ 80, pessoas físicas e jurídicas interessadas podem participar…
Aprenda a fazer mussarela "fior di latte" caseira com ingredientes simples e economize preparando um…
Descubra por que a espada-de-são-jorge é o presente ideal no Dia das Mães: simbolismo, proteção…
Ao marcar e não comparecer, o usuário tira a oportunidade de que outra pessoa possa…
CBF deve anunciar novos modelos para a Copa de 2026, mas vazamentos não foram confirmados…
Trabalhos foram reiniciados por volta das 7h30 desta segunda-feira, com limpeza de meio-fio e preparação…
This website uses cookies.