Cidades

Desburocratizar processos é o foco da nova gestão do Urbanismo de Caxias do Sul

O vereador reeleito pelo Progressistas (PP), Adriano Bressan, é o novo secretário de Urbanismo de Caxias do Sul. Ele assumiu o cargo em substituição a Giovani Fontana, que foi nomeado secretário-adjunto para a nova gestão municipal.

Entre as principais metas de trabalho, está o incremento de um projeto que começou em 2021, no primeiro mandato do prefeito reeleito Adiló Didomenico (PSDB): a regularização fundiária, baseada, principalmente, no programa Esse terreno é Meu. Segundo Bressan, em quatro anos, foram entregues cerca de 2 mil títulos de propriedade para moradores de dezenas de loteamentos e ocupações de Caxias do Sul. A intenção é superar este dado, nos próximos quatro anos.

Além das escrituras, o Município também precisa proporcionar as condições de infraestrutura urbana para as comunidades regularizadas. Segundo Bressan, com poucos recursos próprios, a ideia é seguir articulando projetos na esfera federal.

“Além de entregar esse título, a gente precisa que essas áreas recebam toda a infraestrutura necessária, É um direito delas. Falando especificamente do Monte Carmelo, nós vamos, nos próximos dias, começar a fazer algumas entregas de título naquela região. Mas é claro, se precisa de recurso e sabemos que, em nível federal, existem esses recursos. Nós temos dois deputados federais que podem nos ajudar muito e nós vamos ter que trabalhar junto com esse pessoal para poder levar de imediato toda a infraestrutura necessária para esses bairros”, salienta Bressan.

Ambulantes e fiscalização

Outra meta de trabalho é a remoção e alocação dos vendedores ambulantes das ruas do centro da cidade. A ideia e dar sequência ao trabalho conjunto com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento sobre o projeto do Centro de Capacitação e Comércio, localizado no antigo Plazza Shopping.

Além disso, de acordo com Adriano Bressan, a nova gestão do Urbanismo vai incrementar o setor de fiscalização. Ele salienta a celeridade na aprovação de Habite-se e fiscalização de obras, principalmente, de projetos de instalação de novos empreendimentos na cidade.

“Queremos dar um foco muito especial na aprovação de projetos, que são determinantes para que as empresas fiquem ou venham para Caxias. Tínhamos muitos problemas do passado pela demora na aprovação dos projetos. Vamos desburocratizar os processos e fazer as aprovações o quanto antes, para que as empresas possam reconstruir e gerar novas oportunidades de empregos”, conclui o secretário.

Fernando Santos

Recent Posts

Vinho e espumante viram símbolos oficiais do RS e reforçam identidade cultural do Estado

No Palácio Piratini, governador Eduardo Leite sanciona lei que reconhece a relevância histórica, econômica e…

4 minutos ago

Farroupilha registra 124 casos de violência doméstica em três meses

Ao todo, 97 medidas protetivas acabaram sendo deferidas pelo Poder Judiciário

34 minutos ago

Justiça condena empresa terceirizada por manter 210 trabalhadores em situação análoga à escravidão em Bento Gonçalves

Fênix Serviços e seus proprietários devem pagar R$ 3 milhões em indenização; valor total em…

1 hora ago

Caxias do Sul: concurso à Corte da Festa Nacional da Uva 2026 tem 12 candidatas inscritas

O concurso será realizado no dia 23 de agosto; confira o nome das candidatas e…

2 horas ago

Acidentes deixam três pessoas feridas na Rota do Sol, em Caxias do Sul

A tarde desta terça foi marcada por dois acidentes em sequência na RSC-453 (Rota do…

2 horas ago

IPVA 2025 vence nesta quarta-feira (30) no Rio Grande do Sul

Prazo unificado facilita o planejamento dos motoristas; atraso pode gerar multas, juros e até apreensão…

4 horas ago

This website uses cookies.