Cidades

Conectando turismo e fé, Rota dos Capitéis inaugura sinalização em Monte Belo do Sul

Com uma cerimônia oficial na Capela Santo Antônio, em Monte Belo do Sul, foi inaugurada na manhã desta terça-feira (6) a sinalização da “Rota dos Capitéis — Caminhos da Fé e Imigração”. Autoridades, lideranças locais e moradores participaram do evento, que marca mais um capítulo nas comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.

A rota, que tem início e fim em Bento Gonçalves, percorre dez municípios da região — entre eles Carlos Barbosa, Garibaldi, Farroupilha e Santa Tereza — e convida turistas a uma experiência única, seja a pé, de bicicleta ou de carro. No trajeto, encontram-se 23 grutas, 252 capitéis, 16 igrejas, 175 capelas e duas ermidas, compondo um mosaico que mistura espiritualidade, cultura e história.

Idealização e Desenvolvimento do Projeto

O projeto da Rota dos Capitéis nasceu no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), com idealização durante a gestão de Rogério Capoani, continuidade sob Marijane Paese e entrega com o atual presidente Carlos Lazzari. Também esteve à frente o empresário Adriano Miolo, coordenador da 20ª Fenavinho.

Segundo Marijane Paese, a iniciativa resgata os valores que moldaram a região:

“Com valores de fé e trabalho, os imigrantes italianos fizeram uma nova pátria. A Rota dos Capitéis é um grande resgate cultural por meio das capelas, grutas e igrejas do roteiro. É uma união de história, fé e tradição.”

Para Carlos Lazzari, o impacto vai além do turismo:

“Este é um marco que vai transformar a vida das famílias do interior, gerando trabalho e desenvolvimento. Novas pousadas, cafés, hotéis e restaurantes surgirão. Outros municípios já demonstraram interesse em integrar a rota, ampliando ainda mais esse movimento.”

A inauguração contou com a presença do Cônsul Geral da Itália no RS, Valério Caruso, do embaixador Alessandro Cortese, de autoridades estaduais e municipais, patrocinadores, representantes de festas regionais e do bispo de Caxias do Sul, Dom José Gislon, além do padre Miguel Mosena e da comunidade local.

Patrick Alessi

Aos 22 anos, natural de Bento Gonçalves/RS, Patrick Alessi está no último semestre do curso de Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul Virtual. Desde o final de 2023, atua como estagiário de jornalismo no Grupo RSCOM, onde é redator do Portal Leouve e repórter da Rádio Bento AM 1070.

Recent Posts

Inclusão do Aeroporto de Vila Oliva no PAC acelera novas etapas em Caxias do Sul

Após a liberação dos recursos do PAC e da validação do projeto de infraestrutura pela…

46 minutos ago

Identificado motociclista encontrado morto após acidente na ERS-444, em Bento Gonçalves

Homem de 34 anos foi localizado em um córrego no Vale dos Vinhedos; causas do…

2 horas ago

Sem Volta Para o Futuro

Não vamos mentir, a gente ama e odeia a tecnologia.

2 horas ago

Lagoa do Parque Oásis receberá mutirão de limpeza em Caxias do Sul

População da região tem reclamado do forte odor vindo da água e a preocupação com…

2 horas ago

Cardeais se reúnem no Vaticano para o conclave que escolherá o novo papa

O isolamento já começou: os sinais de telefonia serão cortados para impedir qualquer influência externa

3 horas ago

Empresárias são homenageadas na 21ª edição do Mérito Empreendedora da CIC Caxias

Evento reconheceu quatro líderes femininas nas áreas da indústria, comércio, serviços e educação em noite…

4 horas ago

This website uses cookies.