Chuva de pétalas marcará procissão em honra a Santo Antônio, em Bento Gonçalves

O ponto alto da programação ocorrerá, às 15h, quando o bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, preside a Missa Campal.

Publicado por
14:42 - 13/06/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Alvorada festiva deu início a programação da 145ª Festa de Santo Antônio.

Alvorada festiva deu início a programação da 145ª Festa de Santo Antônio. (Fotos: Jonathan Zanotto/Grupo Rscom)

O amanhecer de terça-feira (13) nem tinha chegado, quando os sinos da Igreja do Santuário de Santo Antônio badalaram, às 6h, indicando a alvorada festiva e início da programação em homenagens ao padroeiro de Bento Gonçalves, a 145ª Festa de Santo Antônio. Os fiéis chegavam aos montes para mostrar sua devoção, mesmo com uma manhã gelada na Serra Gaúcha, onde os termômetros registravam 3°C, com sensação térmica de 1°C.

A primeira missa no Santuário iniciou pontualmente às 7h. Ao final foram distribuídos os famosos pãezinhos de Santo Antônio, enquanto Freis Franciscanos davam benção aos devotos, na área externa da paróquia. Na programação seguiram ainda missas às 8h30min e às 10h.

No final da manhã, por volta das 12h, o salão paroquial ficou, completamente, lotado para o almoço festivo em homenagem ao Santo padroeiro. Mas, o ponto alto da programação ocorrerá, às 15h, quando o bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, preside a Missa Campal, seguida de procissão pelas ruas centrais da cidade.

Desde às 14h, desta terça-feira (13), ocorrem bloqueios das ruas Júlio de Castilhos, Ramiro Barcelos, Marechal Deodoro, Saldanha Marinho, Dr. Antunes e Barão do Rio Branco, para realização da Missa Campal e posteriormente a procissão. Durante a Missa solene, o acesso será somente em casos de emergência. A liberação completa da rua Marechal Deodoro, nas duas pistas da direita, está prevista para às 22h.

A procissão da Missa campal da 145ª Festa de Santo Antônio, em Bento Gonçalves, será concluída com uma chuva de pétalas de flores. Ao chegar nas proximidades do Santuário Santo Antônio, um avião de pequeno porte irá sobrevoar a via e lançar as pétalas sobre os fiéis.

O voo foi patrocinado e as flores foram recolhidas em floriculturas parceiras, no andor da imagem que percorreu os 13 dias da Trezena e nas Comunidades. A iniciativa quer ser um sinal das bênçãos de Deus por intercessão de Santo Antônio.

Finalizando a programação festiva, às 18h, ocorrerá a Missa de Ação de Graças, onde os festeiros da 145ª Festa de Santo Antônio farão suas despedidas e logo serão apresentados os festeiros da próxima edição da festa, que ocorrerá em 2024.

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp