Inauguração ocorreu nesta terça-feira, 11 de março. (Fotos: Bruno Zulian)
O desenvolvimento de propostas voltadas à agricultura em espaços urbanos é o objetivo da nova sala AgroCity Living Lab, inaugurada na última terça-feira (11), no Bloco M do Campus-Sede, da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O local está preparado para receber pessoas com dúvidas ou dificuldades relacionadas ao cultivo.
Em parceira com a Prefeitura de Caxias do Sul, a universidade fortifica o pilar de inovação que articula academia, governo, empresas e sociedade. A partir disso, o City Living Lab vai pesquisar e desenvolver soluções relacionadas ao cultivo urbano. O Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação (TecnoUCS) também vai atuar na iniciativa.
A coordenadora do projeto e do grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UCS, professora Ana Cristina Fachinelli, explica que o auxílio será prestado em todas as variáveis da rotina dos produtores.
“Vamos planejar ações fundamentadas em Internet das Coisas para ajudar o produtor a lidar melhor com o solo, a temperatura e o ambiente. Não queremos desenvolver isso sozinhos, ou somente a partir da nossa visão, por isso o AgroCity Living Lab possui uma estrutura dinâmica, assim poderemos receber as pessoas para trabalhar com ciência cidadã”, esclarece.
Com recursos captados junto à Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia na ordem de R$ 870 mil, o novo espaço, na avaliação do reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, é um passo importante no avanço do ecossistema de Inovação.
“Só tenho a parabenizar o Governo do Estado por desenvolver um edital sobre o tema, e aos nossos professores pesquisadores, que se apresentaram com uma proposta robusta para a captação desse recurso que reverte o benefício para a comunidade. Nós estamos cumprindo a missão de desenvolvimento regional da UCS”, enfatiza o reitor.
A secretária estadual de Inovação, Simone Stülp, explica que espaços como o AgroCity compõem um programa da pasta, o TEC4B. A proposta está conectada com outras iniciativas voltadas ao ecossistema estadual de inovação.
“Os próximos passos do planejamento da Secretaria englobam a formação de talentos que possam habitar esses locais cada vez com maior qualidade. E, também, avançar no fortalecimento de ambientes de inovação, dos parques tecnológicos e incubadoras”, explica.
Interessados em apresentar dúvidas ou problemas ao AgroCity podem entrar em contato pelo telefone (54) 3218-2646 ou no e-mail aaperei2@ucs.br.
O condutor da moto, de 20 anos, não sofreu ferimentos aparentes, mas apresentava sinais visíveis…
Equipe caxiense perdeu de 63x86 e se despediu da competição nacional; partida foi disputada no…
Agora, a Justiça aguarda o laudo psicológico dos adolescentes, que a perícia deve entregar na…
Último treino antes da partida será no CT do Avaí
Villasanti ficará fora dos treinos por tempo indeterminado
Torcedores com mensalidades em dia podem comprar até quatro ingressos com valor reduzido
This website uses cookies.