Exemplo de imagens capturadas pelos controladores de velocidade. Foto: Reprodução
A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) informa que ainda está em fase de conclusão dos estudos técnicos para a implantação dos controladores de velocidade nas vias urbanas da cidade. Os estudos têm como finalidade a elaboração do plano de sinalização e operação, visando a redução de sinistros.
O comunicado da pasta foi realizado após divergências nas informações divulgadas pela prefeitura. Nesta semana, o secretário-adjunto de trânsito, Alfonso Willenbring, apontou a data de 1º de junho como início das operações dos radares. A informação foi dada em uma reunião pública da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana na Câmara de Vereadores. Contudo, na noite de quinta-feira (10), o prefeito de Caxias do Sul Adiló Didomenico negou pelas redes sociais a informação de que os controladores de velocidade tem data para começar a multar.
Por determinação do prefeito, os estudos técnicos e a sinalização viária adequada devem estar concluídos e uma ampla campanha de divulgação posta em prática para que os controladores possam vir a autuar, sem data prevista para ocorrer.
Atualmente, os equipamentos estão operacionais e integrados ao Centro Integrado de Operações (CIOp) e ao sistema do cercamento eletrônico, porém, ainda não estão autuando os veículos que excedem a velocidade regulamentada da via.
Os dados obtidos pelo estudo até o momento apontam que uma minoria dos veículos trafegam acima da velocidade regulamentada. Observando informações de 17 controladores de velocidade no mês de fevereiro de 2025, o número de veículos que trafegam acima da velocidade permitida da via foi de apenas 1,86%. Em março do corrente ano, esse índice foi ainda menor, de 1,63%. Os controladores de velocidade já estão operacionais e auxiliam as forças de segurança no combate a ilícitos como furto, roubo e sequestros.
O prefeito de Caxias do Sul Adiló Didomenico negou a informação que os controladores de velocidade tem data para começar a multar. O chefe do executivo não autorizou a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) a estipular um prazo. O anúncio ocorreu em postagem em uma rede social na noite de quinta-feira (10).
O gestor municipal complementou que os equipamentos não estão autorizados a operar sem apresentar um plano técnico de sinalização e redução de acidentes. Ressaltou que o objetivo dos controladores é preservar vidas e não arrecadar.
Quem tem jardim ou gramado bem cuidado sabe o quanto é frustrante encontrar buracos espalhados…
Ver uma coruja durante o dia, especialmente pousada no telhado de casa, costuma despertar surpresa…
Sabe aquele aroma de alho que insiste em ficar na tábua de madeira mesmo depois…
Você cuida da sua maranta-riscada com carinho, mas as flores nunca aparecem? A frustração é…
Se a sua yucca, também conhecida como yuca-pé-de-elefante ou mandioca-brava, está com folhas amareladas, não…
Competição internacional de confeiteiros amadores começa em maio e busca novo talento para representar o…
This website uses cookies.