SAÚDE

Saúde busca recursos para viabilizar nova UBS em Caxias do Sul

Ao todo, a prefeitura inscreveu seis projetos no PAC Seleções – Saúde 2025. A SMS também pretende construir mais um CAPS Infantojuvenil

Saúde busca recursos para viabilizar nova UBS em Caxias do Sul Saúde busca recursos para viabilizar nova UBS em Caxias do Sul Saúde busca recursos para viabilizar nova UBS em Caxias do Sul Saúde busca recursos para viabilizar nova UBS em Caxias do Sul
Saúde busca recursos para viabilizar nova UBS em Caxias do Sul

A Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul está buscando recursos para viabilizar a construção da UBS Caminho do Meio, orçada em R$ 3,4 milhões. O projeto está pronto e aguardava publicação de portaria federal para liberação do recurso calamidade para que fosse lançada a licitação, mas que, no entanto, não foi publicada. Por esse motivo, a SMS inscreveu a proposta de construção da nova unidade, entre os bairros Centenário e Fátima, no PAC.

Ao todo, a prefeitura inscreveu seis projetos no PAC Seleções – Saúde 2025. A SMS também pretende, por meio do Programa, construir mais um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantojuvenil. Atualmente, o Município tem um CAPS para esse público, o Aquarela.

Estão inscritos, ainda, um projeto para aquisição de uma Unidade Odontológica Móvel (UOM), para somar-se à existente e assim ampliar os atendimentos odontológicos itinerantes. A SMS também inscreveu proposta para adquirir seis ambulâncias para o Samu, sendo uma de suporte avançado (que conta com equipamentos de UTI) e cinco de suporte básico, que devem servir para renovar a frota. O quinto projeto é para a aquisição de combos de equipamentos para Unidades Básicas de Saúde, compostos por itens como cadeiras de rodas, câmara fria exclusiva para vacinas, ultrassom para fisioterapia e outros, porém a lista pode sofrer alterações por parte do Ministério da Saúde, conforme o mercado fornecedor.

Por fim, o sexto projeto foi uma policlínica, serviço de Atenção Especializada à Saúde e que deve complementar o cuidado prestado na Atenção Primária em Saúde. O projeto vai ampliar o acesso da população a serviços especializados, em tempo oportuno, para garantir mais efetividade e celeridade nos atendimentos.