Caxias do Sul

Representante do comércio caxiense concorre à corte da Festa Nacional da Uva

A segunda candidata à corte da 35ª edição da Festa Nacional da Uva teve sua inscrição realizada nesta quarta-feira (23) à tarde, junto à réplica, no Parque da Festa Nacional da Uva Mário Bernardino Ramos. Letícia Comin da Silva, 27 anos, é psicóloga, natural de Caxias do Sul, e vai representar as entidades do comércio caxiense, CDL, Sindigêneros e Sindilojas.

A candidata ao concurso de rainha e princesas da Festa Nacional da Uva 2026 é filha da comerciária Eli Terezinha Comin, 62 anos, e de Vilmar Ferreira da Silva (in memoriam), e irmã mais nova de Bruno Comin da Silva, 35 anos. Graduada em psicologia pelo Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) e pós-graduanda em Terapia Cognitivo-Comportamental pela PUCRS, atua como psicóloga hospitalar no Hospital do Círculo, desde 2022, onde encontra na profissão seu propósito de vida.

Ela declara que representar a CDL, Sindigêneros e Sindilojas é dar voz ao comércio local e potencializar para outras cidades tudo o que temos de bom aqui.

“Também significa evidenciar a história de Caxias do Sul, já que o comércio foi um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento econômico e cultural do município”, completa.

Letícia conta que, desde criança, sempre se vislumbrava com os passeios nos Pavilhões da Festa da Uva, os desfiles na Sinimbu e, claro, com a representação do trio de rainha e princesas do evento. Ela lembra, ainda, da primeira vez que viu o chafariz da Praça Dante Alighieri com a água na coloração e aroma do vinho.

“Entendo a grandiosidade que a nossa Festa representa e me sinto preparada para vivenciar a cultura e a cidade por meio dela. A tradição italiana fala sobre as minhas raízes, e a Festa da Uva é uma oportunidade de dar significado à potência de um povo perseverante e trabalhador. Carrego no sangue a força dos meus ancestrais, cujos valores e princípios me acompanham e me impulsionam a representar e promover esse legado com honra, orgulho e dedicação”, ressalta.

A psicóloga é da quinta geração da família com origem italiana. Seus antepassados vieram da Província ide Údine e da região de Vêneto.

A 35ª edição da Festa da Uva vai ocorrer entre os dias 19 de fevereiro e 8 de março de 2026, e o concurso, no dia 23 de agosto deste ano, em local e horário a serem definidos.

Entidades do comércio na Festa da Uva

­As entidades representativas do comércio participam do concurso e de toda a programação da Festa Nacional da Uva tendo, até o momento, eleito duas rainhas e quatro princesas da Festa Nacional da Uva. A adesão coletiva de CDL, Sindigêneros e Sindilojas Caxias iniciou em 2005 e, desde então, além das cortes, as entidades do comércio também foram representadas no evento por cinco embaixatrizes.

Cláudia Palhano

Recent Posts

Vereador solicita melhorias na sinalização e infraestrutura em trevo da Rota do Sol, em Caxias do Sul

A ideia é que o DAER, em parceria com o governo estadual, faça a realização…

26 minutos ago

Justiça mantém prisão preventiva de homem que matou ex-companheira a facadas em Bento Gonçalves

Crime ocorreu após almoço em família; vítima foi atacada sem chance de defesa. Preso não…

56 minutos ago

O Silêncio dos Não Inocentes

Não podemos dizer que o silêncio é uma virtude da classe política, principalmente no Brasil.

1 hora ago

Estacionamento irregular volta a ser flagrado no Centro de Bento Gonçalves

Veículo parado na Rua Marechal Deodoro evidencia falta de fiscalização e desrespeito às normas de…

1 hora ago

Liderança para Sustentabilidade: O Comando Humano e Inovador que as Empresas Precisam

Desenvolver lideranças voltadas para a sustentabilidade é investir no futuro das empresas e da sociedade.

2 horas ago

Após perdão de débitos, vereador questiona Prefeitura de Caxias do Sul sobre isenções de taxas do Samae

Claudio Libardi (PCdoB) mencionou o artigo e apontou que há uma limitação para a concessão…

2 horas ago

This website uses cookies.