Freepik
Aproximam-se as festas de final de ano e, com isso, chegam os pedidos de presentes dos pequenos. Doces, brinquedos, jogos, roupas, sapatos e outros itens estão entre os mais pedidos. Mas, será que a criançada sabe identificar aquilo que realmente precisa do que é só vontade? Foi pensando nisso que o Procon Municipal de Caxias do Sul desenvolveu o Projeto Educação Financeira para crianças, a fim de levar às escolas municipais, de forma divertida, conhecimentos básicos sobre orçamento, controle de gastos, planejamento financeiro e estipulação de metas realistas.
O principal objetivo do projeto é ensinar, de forma lúdica, informações que todos os adultos precisam conhecer para efetuar o planejamento de seu dinheiro. Dessa forma, serão realizadas atividades de contação de histórias relacionadas à educação financeira para crianças de 9 e 10 anos, aproximadamente, na rede municipal de ensino, buscando conscientizar por meio da leitura.
Todas as crianças que participarem do projeto receberão como presente um cofrinho personalizado como incentivo para economizarem suas moedinhas e conquistarem aquilo que querem. Junto com o cofrinho será entregue o Almanaque de Educação Financeira, revista de história e atividades integralmente pensada e desenvolvida pela equipe interna do órgão de proteção e defesa do consumidor.
O Almanaque conta a história de Chico, o mascote de educação financeira do Procon, que pede diversos presentes para seus pais, mas, ao ganhar o que pediu, deixa tudo de lado, porque queria mesmo era um videogame. Certo dia, o porquinho recebe a visita do Procon na sua escola e aprende que economizar pode levar a compras mais inteligentes e realmente valiosas. Encantado com as lições aprendidas, Chico decide ser estagiário do órgão e ajudar outras crianças e adolescentes a praticar o consumo consciente.
O Coordenador do Procon, Jair Zauza, destaca:
“a educação financeira nas escolas não está apenas relacionada às contas matemáticas e ao dinheiro,é importante porque ajuda a preparar os jovens para o mundo real, ensinando habilidades vitais de prevenção de dívidas e de planejamento financeiro. É uma maneira eficiente de garantir qualidade de vida tanto para o presente quanto para o futuro.”
O projeto será lançado no próximo dia 5 de novembro na EMEF Padre Leonardo Murialdo, localizada no Bairro São Caetano, com atendimento de 43 alunos no turno da manhã. Posteriormente, outras escolas serão visitadas para realização da atividade.
Escolas da rede municipal que possuam interesse de receber a atividade podem fazer contato pelo WhatsApp (54) 99929-8190 ou telefone 151, com Graziela.
Aprenda como espantar formigas com manjericão e outras plantas, sem venenos. Veja dicas naturais, eficazes…
Tricolor terá jogo decisivo na próxima rodada, recebendo o Godoy Cruz na Arena
Aprenda a fazer um repelente natural caseiro potente, econômico e seguro contra mosquitos, incluindo o…
A distribuição considerou estoques remanescentes ainda existentes nos municípios e casos da doença
Cerca de 15 crianças nascem, por dia, com essa malformação no Brasil
O evento será sediado no empreendimento Quinta São Luiz, nos dias 30 e 31 de…
This website uses cookies.