
Diante da previsão de formação de um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul, o Samae realizou nesta terça-feira (9) a abertura de 5% da comporta da represa São Miguel, no bairro Fátima. O objetivo da medida preventiva é manter o nível da água abaixo do limite, em precaução à possibilidade de volumes elevados de chuva nas próximas horas.
Segundo os dados do Samae, das 15h às 23h desta terça-feira o acumulado de chuva deve ser de 90 milímetros. Os ventos devem atingir 60 km/h na manhã desta quarta-feira (10) em Caxias do Sul.
Na manhã desta terça, o nível da água estava em 1m13cm abaixo do vertedouro da represa. Caso se aproxime dos 80 centímetros, a abertura da comporta será ampliada. O excedente desagua no Arroio Dal Bó e, mais adiante, alcança o Tega.
O diretor-presidente do Samae, João Uez, esclarece que a medida evita a repetição da situação vivenciada em 2 de maio de 2024, quando foi emitido um alerta de risco de transbordamento da São Miguel devido ao excesso de chuva. Na época, a comporta foi aberta totalmente (100%). As análises posteriores à enchente feitas pelo Samae demonstraram que a operação do complexo é segura, pois não houve danos à estrutura.
As represas São Miguel, São Pedro e São Paulo formam o Complexo Dal Bó, mais antigo da cidade, que abastece atualmente a 4,6% da população caxiense. Todas as barragens de Caxias do Sul têm Plano de Segurança de Barragens. O monitoramento é feito de forma constante pelas equipes técnicas para evitar transbordamento.