Foto: Andréia Copini/ divulgação
Para que Caxias do Sul siga na melhor classificação no Mapa do Turismo Brasileiro, a Secretaria Municipal do Turismo e Desenvolvimento Econômico pede aos empreendedores do setor que façam o Cadastur e providenciem o Alvará Turístico que são gratuitos.
Quanto mais registros no Cadastur e Alvarás Turísticos emitidos, mais pontos o Município soma para classificação no Mapa do Turismo Brasileiro. Em janeiro, Caxias do Sul passou para a categoria A, o que facilita créditos e outros benefícios no Ministério do Turismo.
O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) é um sistema gratuito do Ministério para empresas e pessoas físicas do segmento turístico. Serve como fonte de consulta para o turista e oferece vantagens aos cadastrados, permitindo atuar de acordo com a Lei do Turismo, além de divulgação e facilidade em financiamentos. O Cadastur deve ser renovado a cada dois anos.
Para ingressar, o prestador de serviço precisa acessar o www.gov.br . O cadastro é obrigatório para meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo-MEI.
Após o registro, o prestador de serviço pode encaminhar o Alvará Turístico, acessando o link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc9yOqKk4h7cvOQoTybiTSveg_SwHNpM0zD1GUL5BJV3VPSbA/viewform?usp=send_form , disponível no site https://caxias.rs.gov.br/ , da Prefeitura de Caxias do Sul.
Em 6 de março, a categorização das cidades foi alterada. Antes classificadas pelas letras A, B, C, D e E, agora os municípios são identificados em três novas categorias: “municípios turísticos”, “municípios com oferta turística complementar” e “municípios de apoio ao turismo”.
A mudança atende às diretrizes da Nova Lei Geral do Turismo e do Plano Nacional do Turismo 2024-2027, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e estratégico do setor nos próximos anos.
O objetivo do Ministério é que que cada cidade receba o suporte adequado para desenvolver seu potencial e gerar ainda mais oportunidades para a economia e à população.
Prazo unificado facilita o planejamento dos motoristas; atraso pode gerar multas, juros e até apreensão…
Três ocorrências foram registradas em abril, incluindo a morte de uma jovem; Vigilância Epidemiológica reforça…
O horóscopo para quarta-feira avisa: embora o dia pareça comum, haverá movimentos sutis no campo…
O homem tinha diversos antecedentes. Com essa prisão, a GM já realizou 42 capturas de…
As causas do incêndio devem ser investigadas nos próximos dias, já que ainda não se…
Com valor mínimo por parcela de R$ 80, pessoas físicas e jurídicas interessadas podem participar…
This website uses cookies.