Caxias do Sul

Novas placas de rua em Caxias do Sul trazem referência à denominação

A instalação de novas placas de ruas em Caxias do Sul iniciou na manhã desta terça (22), com o primeiro conjunto colocado no cruzamento das ruas Sinimbu e Dr. Montaury. As peças são um pouco maiores do que as anteriores, com 90 centímetros de largura e 60 centímetros de altura, e trazem informações históricas referentes à denominação.

No caso destas primeiras, uma explica que Sinimbu refere-se ao município do Estado, cuja denominação homenageia João Lins Vieira Cansanção, o Visconde de Sinimbu, que foi presidente da província de São Pedro do Rio Grande de 1852-1859. Enquanto que Dr. Montaury é uma homenagem ao Intendente da Porto Alegre entre 1897 a 1924.

“É uma alegria muito grande ver um projeto que colocamos no plano de governo ser desenvolvido e estar acontecendo. Nossa cidade vai ficar mais bonita e organizada”, resumiu a prefeita em exercício, Paula Ioris.

A concessionária Imobi All Space Infront Spe S/A venceu a licitação para o fornecimento, instalação, manutenção e conservação das placas dos logradouros viários, conhecidas tecnicamente como toponímicos, em todo o município pelo período de 20 anos. O prazo para implantação de todas as placas é de dois anos, mas metade precisa ser instalada ainda no primeiro ano de contrato.

Sem custos para o poder público

O valor da outorga fixa ofertado pela concessionária pelo direito de exploração do serviço é de R$ 1,3 milhão, e a outorga variável que o concessionário irá pagar durante o prazo de contrato para o município é de 2% da receita operacional bruta. Será possível, assim como já é feito atualmente, colocar publicidade no topo dos suportes das placas em vias públicas. Esse será o recurso de contrapartida que a empresa terá, de modo que o poder público não terá custos com a concessão.

No total, deverão ser trocados/instalados 2.495 conjuntos toponímicos e 16.495 placas. A prioridade será a substituição daquelas que estão em desgaste e a instalação nas vias que não possuem identificação. Também haverá prazos para a realização de manutenções, sendo de 24 horas quando se tratar de situação emergencial e 48 horas para demais manutenções corretivas. O contrato prevê que todos os logradouros viários do município na área urbana e rural, sem exceção, sejam atendidos pela concessionária.

Diego Pereira

Com mais de 10 anos de experiência na área, é formado em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul. Cobertura eleições gerais de 2018 e 2022, e municipais de 2024.

Recent Posts

Um ano após tragédia climática, famílias desabrigadas dependem de assistência em Veranópolis

Programa de aluguel social atende 11 famílias, enquanto Minha Casa Minha Vida já beneficiou nove…

34 minutos ago

Entenda o risco de alimentar macacos silvestres em áreas urbanas

Alimentar macacos pode parecer inofensivo, mas traz riscos à saúde e ao meio ambiente. Veja…

34 minutos ago

Como agir se uma jaguatirica aparecer perto do sítio ou condomínio

Avistou uma jaguatirica perto do sítio? Veja o que fazer para proteger sua família e…

38 minutos ago

Misture limão e sal para deixar a pia brilhando sem esforço

Aquela pia opaca, com manchas de gordura ou pontos escurecidos ao redor do ralo pode…

43 minutos ago

4 dicas para manter o pau-d’água saudável em ambientes com pouca luz

Saiba como cuidar do pau-d’água mesmo em ambientes escuros com essas 4 dicas práticas e…

56 minutos ago

3 erros que impedem a bela-emília de florescer por completo

Sua bela-emília não dá flores? Veja os 3 erros que travam a floração e aprenda…

1 hora ago

This website uses cookies.