Terreno baldio no bairro Mariani em Caxias do Sul. | Foto: Marcelo Oliveira / RSCOM
Os moradores da Rua Luis Antônio de Oliveira, no bairro Mariani , em Caxias do Sul , enfrentam um problema crônico com o acúmulo de lixo em um terreno abandonado. Segundo relatos, o local era anteriormente ocupado por uma casa que foi desmontada devido a problemas estruturais relacionados a um bueiro. No entanto, após a demolição, o terreno ficou sem destinação e passou a ser utilizado como um ponto de descarte irregular de lixo.
“Não era para ser um depósito de lixo”, lamenta uma moradora, que denunciou a situação para diversas autoridades, sem sucesso. “Ali é um terreno que ficou abandonado, e todo mundo se sente no direito de jogar lixo ali. Não é só um ou outro vizinho, é todo mundo que passa e joga lixo ali”, completa.
A moradora relatou ter procurado a Secretaria da Saúde, do Meio Ambiente e até mesmo a Prefeitura, mas sempre recebendo a mesma resposta: que a responsabilidade é de outro órgão.
“Liguei para a Codeca, e me disseram que não era com eles. A Secretaria manda ligar para outro setor, que manda ligar para outro, e assim seguimos sem solução”, desabafa.
O acúmulo de lixo tem gerado problemas de saúde e segurança. Além do mau cheiro e da presença de animais, os moradores afirmam que já encontraram ninhadas de cobras no local.
“Com esse calor todo, tem um cheirão de coisa podre, de bicho morto. A gente pediu para a Prefeitura vir com os caminhões da Codeca para limpar, mas disseram que não podiam. Se a Prefeitura não pode, quem pode?”, questiona a moradora.
A população local pede que as autoridades tomem providências urgentes para a remoção do lixo e a destinação adequada do terreno. Enquanto isso, os moradores seguem denunciando e aguardando uma resposta efetiva para um problema que afeta a qualidade de vida de toda a comunidade.
O Secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), Ronaldo Boniatti, em conversa com nossa equipe, relatou desconhecer o caso, mas se comprometeu em averiguar e, inclusive, verificar as possíveis falhas que podem ter ocorrido com a equipe da Secretaria, de forma a corrigir e evitar que se repita.
Ele ainda explicou que toda e qualquer situação de irregularidade, problemas na comunidade, bem como denúncias de descarte irregular de lixo podem ser feitas diretamente pelo Alô Caxias, por meio do telefone 156, que gera um número de protocolo para que seja acompanhada a situação. Além disso, há o telefone (54) 9 9929.4992 para contato direto com a equipe de fiscalização da pasta. Neste número, é possível encaminhar, inclusive, fotos que ajudem a identificar área ou denunciar descartes inapropriados, como a situação relatada pelos moradores do Mariani.
A situação será monitorada pela reportagem e atualizada assim que houverem novas informações.
Tricolor sucumbiu nos minutos finais e foi derrotado por 3 a 2, no Rei Pelé
Você está cuidando das plantas, varrendo o quintal ou regando o jardim, e de repente…
Você sai de casa pela manhã, pronto para mais um dia comum, e dá de…
Não é mais tão incomum ver capivaras passeando tranquilamente por parques, praças, terrenos baldios e…
É noite, a casa está tranquila, e de repente… um vulto alado cruza a sala…
A indústria liderou o ranking de empregos formais criados por grupamento de atividades
This website uses cookies.