Caxias do Sul

Famílias que perderam imóvel em função das enchentes em Caxias do Sul terão isenção de ITBI

Serão isentas do ITBI todas as famílias de Caxias do Sul que foram atingidas pelas enchentes, que assolaram o Rio Grande do Sul, e residiam em moradias populares. O projeto de lei 82/2025, de autoria do executivo, foi aprovado pela Câmara de Vereadores nesta terça (29) e, nos próximos dias, volta para a sanção do prefeito Adiló Didomenico.

O benefício do ITBI, que é o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis, abrange as transações realizadas dentro do escopo da portaria MCID 520/2024, que exige lei municipal para isenção do imposto de quem perdeu a moradia na calamidade. Ele deverá contemplar 112 núcleos familiares a partir de portaria, dentro do Minha Casa, Minha Vida.

Isenção de ITBI para Vítimas da Calamidade no Rio Grande do Sul

Desta forma, serão contempladas famílias que tiveram a unidade habitacional destruída ou interditada definitivamente, em decorrência do estado de calamidade pública do Rio Grande do Sul, pelas fortes chuvas de maio de 2024. A ideia com essa proposta é facilitar a regularização das moradias e a transferência de imóveis em programas do governo, que exige a medida.

O procedimento se refere à oferta de unidades habitacionais novas ou usadas, em caráter excepcional. Envolve a linha de atendimento de provisão subsidiada de unidades habitacionais em áreas urbanas, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial, integrante do Programa Minha Casa, Minha Vida. A isenção deverá ser requisitada e o enquadramento comprovado na solicitação da guia do ITBI.

Outras Medidas de Isenção de Impostos em Caxias do Sul

No final do ano passado, o município já havia isentado o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e a taxa de coleta de lixo para todos os imóveis localizados no bairro Galópolis e no distrito de Vila Cristina, locais que foram mais atingidos pela calamidade no município. Na ocasião, a isenção também foi aprovada pela Câmara de Vereadores e beneficiou cerca de 1,3 mil unidades habitacionais foram beneficiadas.

Cláudia Palhano

Recent Posts

Deputado destaca busca por turismo integrado na Serra Gaúcha

Gustavo Victorino é presidente da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo da Assembleia Legislativa…

49 segundos ago

Durante debate em Farroupilha, vice-reitor da UFRGS estima que campus na Serra deva contemplar até 600 estudantes

No encontro, foi repassado que no primeiro momento, seis cursos devem estar disponíveis aos alunos

39 minutos ago

Engenharia do Corpo oferece até 20% de desconto na conta de luz com o programa ECEV – Energia Verde

Parceria com a Simplifica Energia amplia benefícios e reforça compromisso da rede com sustentabilidade e…

2 horas ago

Legendárias

Pra quem tem que andar pela vida todos os dias na pele de uma mulher,…

2 horas ago

Vinho e espumante viram símbolos oficiais do RS e reforçam identidade cultural do Estado

No Palácio Piratini, governador Eduardo Leite sanciona lei que reconhece a relevância histórica, econômica e…

2 horas ago

Farroupilha registra 124 casos de violência doméstica em três meses

Ao todo, 97 medidas protetivas acabaram sendo deferidas pelo Poder Judiciário

3 horas ago

This website uses cookies.