Cerca de 200 mil exames laboratoriais não foram retirados no CES em Caxias do Sul. Foto: Cristiane Barcelos/Divulgação.
Em 2024, 200 mil exames não foram retirados pelos pacientes no CES, a Central de Exames Complementares (CEC) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul. O número representa de 15 a 20% dos exames realizados no serviço. A SMS também realiza exames por meio de serviços conveniados e estima o mesmo percentual de testes não buscados.
De acordo com dados da Secretaria, o número de testes realizados na Central de Exames Complementares nos últimos quatro anos dobrou. Foram 633.985 em 2021 e 1.008.264 em 2024.
Esse aumento se deve à crescente demanda de atendimento nos serviços (Unidades Básicas de Saúde, UPAs e Centro Especializado de Saúde – CES), à ampliação de horários para realização de exames, à equipe qualificada e, ainda, à aquisição de equipamentos com mais tecnologia.
Os exames são solicitados pelos profissionais de saúde durante as consultas realizadas pelo SUS. Para evitar o desperdício de material, a SMS tem feito a impressão dos exames apenas no momento da retirada.
No entanto, a análise dos materiais coletados demanda tempo, uso de equipamento especializado, equipe e custos laboratoriais, o que reforça a importância do uso consciente dos serviços oferecidos.
Cocaína, maconha, crack e balanças de precisão foram apreendidos nos bairros São Virgílio e São…
Criança que emocionou o país ao ser salva de um telhado pelo Exército, faleceu com…
Colorado, que ainda tem dúvida no setor ofensivo, pode encaminhar a classificação
Direção alviverde continua em negociação com a Five Eleven Capital
Jogador ficou mais de dois meses afastados dos gramados
This website uses cookies.