Caxias do Sul

Bispo emérito Dom Paulo Moretto está internado em Caxias do Sul

O estado de saúde do prelado inspira cuidados, segundo comunicado oficial da Diocese

Bispo emérito Dom Paulo Moretto está internado em Caxias do Sul Bispo emérito Dom Paulo Moretto está internado em Caxias do Sul Bispo emérito Dom Paulo Moretto está internado em Caxias do Sul Bispo emérito Dom Paulo Moretto está internado em Caxias do Sul
(Foto: Divulgação/CNBB)
(Foto: Divulgação/CNBB)

O bispo emérito, Dom Paulo Moretto, 86 anos, encontra-se internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Unimed, em Caxias do Sul. O estado de saúde do prelado inspira cuidados. A informação foi divulgação em um comunicado oficial da Diocese de Caxias do Sul nesta quarta-feira (5).

A nota destaca que Dom José Gislon, bispo diocesano, pede “ao clero e a todo o Povo de Deus da Diocese de Caxias de Sul que se una espiritualmente em oração pelo bispo emérito, pedindo ao Senhor que o console e sustente neste momento de sofrimento, colocando-o sob o manto amoroso de Nossa Senhora de Caravaggio, padroeira de nossa Diocese”.

Relembre a trajetória do bispo

Nascido em Caxias do Sul no dia 25 de maio de 1936, filho de Isidoro Domingos Moretto e de Paulina Soldatelli, filho primogênito de uma família de 8 irmãos. Fez seus estudos primários na Escola Henrique Emílio Mayer. Em 1947, passou a estudar no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul, onde permaneceu até 1953, e posteriormente licenciou-se em Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana. Em 2 de julho de 1961 recebeu sua ordenação presbiteral de Dom Faustino Tissot.

De volta a Caxias do Sul, desenvolveu sua atividade na Paróquia Sagrada Família e pouco depois foi indicado coadjutor na paróquia de São Francisco de Paula. Em 1963, foi assistente do Seminário Nossa Senhora Aparecida em Caxias do Sul e de 1964 a 1965 reitor do mesmo seminário. De 1966 a 1972 foi professor de Filosofia e Teologia no Seminário Maior em Viamão. Entre 1967 e 1968 foi assistente dos seminaristas maiores das Dioceses de Caxias do Sul e de Frederico Westphalen. Em 1969 foi vice-reitor e reitor do seminário de 1970 até sua nomeação episcopal em 1972.

Em 16 de novembro de 1972 foi escolhido pelo papa Paulo VI como o primeiro bispo da Diocese de Cruz Alta, sendo consagrado por dom Umberto Mozzoni aos 28 de janeiro de 1973. Escolheu como lema Tudo é Graça. Em 21 de janeiro de 1976 foi transferido para a Diocese de Caxias do Sul como coadjutor com direito à sucessão, tomando posse em 19 de março de 1976. Em 26 de maio de 1983, durante a romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, padroeira da Diocese de Caxias do Sul, sucedeu a dom Benedito Zorzi como o 3º Bispo Diocesano de Caxias do Sul, função que exerceria ao longo de 28 anos.

Foi vice-presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, presidente da CNBB Regional Sul III por duas gestões, e vice-presidente por uma gestão.[1] Introduziu a causa de beatificação do padre João Schiavo, confirmada em 2017.

No dia 2 de julho de 2011 celebrou seus 50 anos de ordenação presbiterial, na Catedral Diocesana de Caxias do Sul, sua última missa solene como bispo diocesano. No dia 6 de julho de 2011 o papa Bento XVI aceitou o seu pedido de renúncia por limite de idade, e desde então é Bispo Emérito de Caxias do Sul. Recebeu o título de Cidadão Emérito de Caxias do Sul em 2011.