Foto: Freepik
Na primeira quinzena de abril, 1.260 pessoas faltaram a consultas agendadas em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caxias do Sul. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) passa a divulgar, a cada 15 dias, um “Faltômetro” relativo às consultas médicas nas Unidades. Ou seja, o índice de faltas a atendimentos marcados com antecedência.
As faltas são referentes a consultas com médico clínico ou de Estratégia Saúde da Família (ESF), ginecologista e pediatra. As ausências impactam nos serviços de saúde, uma vez que o horário é reservado para o atendimento àquele paciente. Ao marcar e não comparecer, o usuário tira a oportunidade de que outra pessoa possa consultar.
O número de faltas na quinzena corresponde a 114 por dia. Isso, além de prejudicar pessoas que poderiam ter consultado na UBS no lugar de quem faltou, pode ter impactado nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs). Afinal, pessoas que tentaram marcar consulta nas suas UBSs e não conseguiram podem ter ido a uma das UPAs. A vaga ocupada por um dos faltantes, aumenta os atendimentos não urgentes, ou seja, aqueles que têm mais tempo de espera.
A SMS orienta que os pacientes que marcarem consultas e eventualmente não puderem comparecer comuniquem a sua UBS com antecedência. Dessa forma, a vaga pode ser repassada a outro usuário.
Aprenda a fazer mussarela "fior di latte" caseira com ingredientes simples e economize preparando um…
Descubra por que a espada-de-são-jorge é o presente ideal no Dia das Mães: simbolismo, proteção…
CBF deve anunciar novos modelos para a Copa de 2026, mas vazamentos não foram confirmados…
Trabalhos foram reiniciados por volta das 7h30 desta segunda-feira, com limpeza de meio-fio e preparação…
Joelson Barros de Jesus, de 35 anos, estava foragido desde 17 de abril, após fugir…
Uma criança de três anos estava no veículo. Ela não se feriu
This website uses cookies.