Foto: Maicon Maciel/ Divulgação
O município de Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, recebeu o título de Capital Nacional dos Rodeios Crioulos, concedido pela Lei 15.016. Promulgada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a norma teve origem no Projeto de Lei do senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), devido à perda do prazo para sanção presidencial. O Congresso encaminhou o projeto para sanção em outubro, mas não houve manifestação da presidência.
“Divergências políticas não podem ser maiores que as funções públicas. É preciso governar para todos”, pontuou Heinze.
O projeto, aprovado em agosto, busca reconhecer o rodeio de Vacaria e estimula a economia local. O evento começou em 1958 e já conta com 35 edições realizadas. A última edição, neste ano, atraiu 500 mil visitantes e movimentou mais de R$ 8 milhões. Os eventos incluem provas campeiras, como tiro de laço, poesias, gineteadas e danças tradicionais.
O evento teve início com apenas um torneio de laço e um concurso de rédeas, o rodeio durou somente um dia e teve dimensão intermunicipal. No ano seguinte, 1959, o evento tornou-se estadual. A partir de 1960, passou a ser realizado a cada dois anos, como funciona até hoje.
“O rodeio é um mundo à parte, uma cidade de lona no acampamento, um universo de convivência sadia do homem com a natureza”, afirmou Heinze.
O rodeio foi considerado internacional na quinta edição, quando pessoas do sul do continente e alguns americanos começaram a disputar as provas.
O suspeito, que não foi preso, acabou sendo demitido da Feevale, após as denúncias
Colorado levou virada dos paulistas, por 4 a 2, em jogo realizado na Neo Química…
A Mega-Sena, que tem o prêmio previsto de R$ 12,8 milhões, teve as seguintes dezenas…
O endurecimento das regras de imigração tornou-se uma das principais bandeiras de campanha do governo…
É uma "etapa fundamental” para a Igreja Católica, diz Silvio Screpanti, vice-diretor de infraestrutura do…
Classificado por policiais como sendo o maior predador sexual do Rio Grande do Sul
This website uses cookies.