TECNOVITIS ENCERRA

A Tecnovitis concluiu no sábado (6) a sua sexta edição no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, e promete voltar em dezembro de 2027 para mais uma edição. Durante quatro dias, a Feira de Tecnologia para Viticultura e Fruticultura foi palco de apresentação de novidades tecnológicas para o campo e superou expectativas segundo a avaliação dos promotores. Foram mais de 12 mil pessoas que passaram pela feira com estimativa de R$ 4 milhões de reais em negócios, efetivados e prospectados.

Para o presidente do Sindicato Rural da Serra Gaúcha, Elson Schneider, o produtor precisa cada vez mais desse suporte e apoio levando novas tecnologias ao agricultor para desenvolver o meio rural.

Foram mais de 100 expositores, com máquinas, equipamentos e o que de principal está no mercado para ser utilizado nas propriedades.

O Governo do Estado, apoiador da Tecnovitis, esteve representado pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti. Além de visitar os expositores, participou da cerimônia de abertura e enalteceu a inovação, tecnologia e novas práticas:

“O que tem de melhor no mundo nós estamos vendo aqui”.

Já o presidente da Emater/RS, Luciano Schwerz, afirmou que “nas adversidades climáticas e cenário desafiador nada melhor que agregar valor aos nossos produtos. Com apoio da assistência rural a viticultura se espalha por todo o Estado”, disse.

A Tecnovitis contou com seminários envolvendo profissionais ligados à agricultura, produtores em geral e estudantes.

Diversas caravanas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, bem como visitantes de outros Estados, estiveram na feira.

Uma das novidades da feira foi o recém lançado caminhão que auxilia no processo de envase para pequenas e médias vinícolas. Depois de participar e ser selecionada em edital, a estrutura é administrada pela Associação das Vinícolas Familiares de Bento Gonçalves (Enovinho).