Bento Gonçalves

Sindicato dos servidores de Bento Gonçalves recua de greve geral

Os vereadores de Bento Gonçalves aprovaram, por 11 votos a favor e quatro contrários, projetos de lei complementar enviados pelo Executivo que alteram direitos de novos servidores municipais. A votação ocorreu na sessão ordinária da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (10). Entre as mudanças está a exclusão de benefícios como biênio, licença-prêmio e abono de permanência para futuros servidores.

Diante da decisão, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bento Gonçalves (Sindiserp-BG), que acompanhava a sessão, anunciou uma greve geral da categoria. No entanto, horas depois, a direção do sindicato recuou e divulgou uma nota orientando os servidores a manterem as atividades até a realização de uma assembleia na próxima quinta-feira (13), às 18 horas, na escola Bento, quando serão discutidas medidas legais e reivindicações.

“Desmonte do serviço público”

Antes da votação, a presidente do Sindiserp-BG, Neilene Lunelli, criticou as alterações em entrevista ao Grupo RSCOM:

“Na verdade, eu chamaria de um desmonte do serviço público. Esses direitos foram conquistados há mais de 20 anos, é a maior retirada de direitos da história do município de Bento Gonçalves. (…) No momento em que se tira esses direitos, os novos concursados deixarão de se interessar pelo serviço público, o que afetará diretamente áreas como educação, saúde e segurança.”

Dos 17 vereadores, apenas quatro votaram contra os projetos: Joel Bolsonaro (PL), Sidnei Postal (PL), Alcindo Gabrielle (MDB) e Moisés Scussel (MDB). Leticia Bonassina (PL) e Volmar Giordani (Republicanos) não compareceram à sessão. O presidente da Câmara, Anderson Zanella (PP), não vota.

Prefeito alega motivação política

Após a repercussão da votação e o anúncio inicial de greve, o prefeito Diogo Siqueira se manifestou em suas redes sociais, afirmando que a mobilização tem cunho político:

“O sindicato está convocando para uma greve geral todos os servidores a partir de amanhã. Eu preciso deixar muito claro, existe uma motivação política por trás. Sabemos que a presidente do sindicato tem uma motivação por ser vinculada a um partido político que é o PT. (…) Os projetos aprovados não afetam os servidores atuais, apenas os futuros, e foram pensados a longo prazo para o município.(…) Gradualmente, sim, vamos fazer mudanças que vão também beneficiar a todo o servidor“.

Ainda na terça-feira (11), um protesto contra as mudanças estava previsto para ocorrer em frente à Prefeitura, mas também foi cancelado pelo sindicato.

Criação de 150 cargos de Educador Infantil

Após a aprovação dos projetos de retirada de direitos dos novos servidores, os vereadores de Bento Gonçalves aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar nº 6/2025, de autoria do prefeito municipal, que cria 150 novos cargos de Educador Infantil no quadro de servidores efetivos do município. A medida altera a Lei Complementar nº 77/2004 e atende a uma solicitação da Secretaria Municipal de Educação.

“A Secretaria Municipal de Educação solicitou a criação de 150 cargos de Educador Infantil, a fim de suprir as demandas das Escolas Municipais que necessitam de profissionais, bem como de esgotar a lista de classificados para o cargo”, diz o projeto do Executivo.

Segundo o texto aprovado, no Concurso Público Edital nº 003/2024, foram classificados 165 candidatos para o cargo. Com a criação das novas vagas, a prefeitura busca absorver todos os aprovados. Os profissionais contratados terão carga horária de 20 horas semanais.

“Foram feitos estudos de impacto orçamentário e financeiro, os quais resultaram favoráveis, dentro dos parâmetros legais e limites orçamentários e financeiros”, pontua o documento.

Patrick Alessi

Aos 22 anos, natural de Bento Gonçalves/RS, Patrick Alessi está no último semestre do curso de Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul Virtual. Desde o final de 2023, atua como estagiário de jornalismo no Grupo RSCOM, onde é redator do Portal Leouve e repórter da Rádio Bento AM 1070.

Recent Posts

Saiba como fazer mussarela “fior di latte” caseira e economizar uma grana preta

Aprenda a fazer mussarela "fior di latte" caseira com ingredientes simples e economize preparando um…

43 minutos ago

Qual o significado da espada-de-são-jorge como presente no Dia das Mães

Descubra por que a espada-de-são-jorge é o presente ideal no Dia das Mães: simbolismo, proteção…

48 minutos ago

Em 15 dias, mais de 1.200 pessoas faltam a consultas médicas em UBSs de Caxias do Sul

Ao marcar e não comparecer, o usuário tira a oportunidade de que outra pessoa possa…

50 minutos ago

Seleção Brasileira pode trocar azul por vermelho na camisa reserva, diz site especializado

CBF deve anunciar novos modelos para a Copa de 2026, mas vazamentos não foram confirmados…

1 hora ago

Começa fase final da obra aguardada há 40 anos no acesso ao bairro Planalto, em Caxias do Sul

Trabalhos foram reiniciados por volta das 7h30 desta segunda-feira, com limpeza de meio-fio e preparação…

1 hora ago

Após 11 dias de fuga, foragido do Presídio de Caxias do Sul é preso

Joelson Barros de Jesus, de 35 anos, estava foragido desde 17 de abril, após fugir…

2 horas ago

This website uses cookies.