Bento Gonçalves

Sindicato dos servidores entra na Justiça contra prefeitura de Bento Gonçalves por atraso no vale-alimentação

O Sindicato dos Servidores Públicos de Bento Gonçalves (Sindiserp-BG) anunciou, nesta sexta-feira (17), que ingressará com uma ação judicial contra a Prefeitura devido ao atraso no pagamento do vale-alimentação, que deveria ter sido depositado na quarta-feira (15).

Confira a nota divulgada pelo sindicato:

“Ante a notícia de atraso no pagamento vale-alimentacão dos servidores públicos de Bento Gonçalves e diante dos diversos atrasos salariais enfrentados em 2024, o SINDISERP-BG comunica aos seus associados que ingressará com medida judicial buscando estabelecer penalidades ao Município por tais condutas e formalizará reclamação junto aos órgãos fiscalizadores. Salários e vale alimentação são essenciais e devem ser pagos pontualmente, conforme legislação existente. Não há justificativa para atrasos.”

A troca do sistema de gestão municipal foi apontada pela administração como a causa dos atrasos, mas não há prazo para que a situação seja resolvida. O problema também afeta 42 escolas particulares de educação infantil conveniadas com o município, que atendem 1.294 crianças. Essas instituições aguardam o repasse de R$ 1.400 por aluno matriculado, somando uma dívida de aproximadamente R$ 1,8 milhão.

A Prefeitura justificou os atrasos mencionando dificuldades na migração para o novo sistema informatizado, necessário após o rompimento de contrato com a empresa anterior. “Estamos realizando as migrações e iniciando a regularização dos fornecedores”, informou.

Enquanto a administração busca solucionar os problemas, servidores e instituições enfrentam incertezas financeiras, agravadas pela falta de um cronograma para a normalização dos pagamentos.

Troca de sistemas

A transição para o novo sistema de gestão municipal teve início em 31 de dezembro. A nova plataforma, desenvolvida pela empresa Elotech Gestão Pública, foi contratada por meio de processo licitatório após a rescisão do contrato com a fornecedora anterior, ABASE Sistemas e Soluções Ltda.

O rompimento com a ABASE ocorreu em decorrência de problemas na implantação do sistema anterior, que resultaram em atrasos no pagamento da folha salarial de julho de 2024. Durante a migração de dados, inconsistências impediram o depósito dos salários dos servidores ativos. Entretanto, a folha de pagamento dos aposentados e pensionistas, abrangendo 1.753 beneficiários, foi processada e quitada dentro do prazo.

Diante dos transtornos, a Prefeitura aplicou sanções à ABASE e, na época, pediu desculpas aos servidores, reafirmando seu compromisso com a normalização dos serviços.


Patrick Alessi

Aos 22 anos, natural de Bento Gonçalves/RS, Patrick Alessi está no último semestre do curso de Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul Virtual. Desde o final de 2023, atua como estagiário de jornalismo no Grupo RSCOM, onde é redator do Portal Leouve e repórter da Rádio Bento AM 1070.

Recent Posts

Romaria dos Motociclistas ao Santuário de Caravaggio de Farroupilha ocorre nesta quinta-feira (1º)

A concentração ocorre nos pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul, com saída…

49 minutos ago

Rádio Viva promove Festa do Trabalhador 2025 com shows gratuitos em Caxias do Sul

Evento reúne música, lazer e solidariedade nos Pavilhões da Festa da Uva com entrada gratuita…

1 hora ago

Dia do Trabalho: Confira o funcionamento dos serviços essenciais no feriado em Bento Gonçalves

Atendimentos de urgência seguem normalmente nos dias 1º e 2 de maio; coleta de lixo…

2 horas ago

Motociclista fica ferido após colisão com Kombi em Bento Gonçalves

Acidente ocorreu por volta das 7h30 desta quarta-feira (30), no bairro Progresso, e mobilizou o…

2 horas ago

Obra na ERS-122 causa congestionamento em Farroupilha

Sistema pare e siga com duração de 10 minutos para cada lado é utilizado nesta…

3 horas ago

Justiça barra desconto de cinco anos em folha dos servidores de Bento Gonçalves

Liminar impede cobrança de contribuições sindicais acumuladas entre 2013 e 2017, que seriam descontadas de…

4 horas ago

This website uses cookies.