Bento Gonçalves

Servidores públicos fazem protesto em Bento Gonçalves contra atraso no pagamento de salários

Na manhã desta sexta-feira (2), servidores públicos que estão sem o pagamento de salários, organizaram um protesto pacífico em frente à Prefeitura Municipal, no Centro de Bento Gonçalves. Eles pedem pelo recebimento de seus honorários, que deveriam ter sido efetuados até a última quarta-feira, dia 31 de julho.

Em vídeo, na tarde de quarta-feira, 31 de julho, o Prefeito Diogo Siqueira pediu desculpas aos servidores e garantiu que uma equipe foi criada para garantir o pagamento dos salários na quinta-feira, 1º de agosto, o que não foi efetuado. A presidente do Sindicato dos Servidos Públicos Municipais de Bento Gonçalves (SINDISERP-BG), Neilene Lunelli, relata que é um direito dos servidores públicos o cumprimento da data de pagamentos. “Desde semana passada a gente vem sofrendo rumores de que o salário não iria ser pago. Até então, a lei diz, pelo artigo 241, que o salário tem que ser pago até o último dia útil de cada mês. Isso está na lei orgânica, que é o salário pago aos servidores. Nós temos amparo para uma lei”, afirma.

Além disso, Neilene diz o salário foi depositado apenas quem está inativo, os demais ainda não receberam. “Na sexta-feira, nos surpreendeu que só o salário dos inativos entraram, dizendo que o sistema não estaria funcionando. A pergunta é, se o sistema dos inativos é o mesmo que os ativos, por que o salário dos ativos não entraram? Ou seja, hoje estamos dia 2 e o prefeito está descumprindo uma lei”, reitera.

A presidente ainda faz um apelo, dando ênfase ao motivo do protesto. “Porque hoje todos os servidores têm contas a pragar. Muitos têm aluguel, as pessoas têm empréstimo. As pessoas precisam do salário e elas contam com ele no final do mês. Então, até ontem a gente não tinha posição, até porque o executivo gravou um vídeo na quinta-feira que o salário estaria na conta na sexta. E nos surpreendeu que o salário não entrou. Então, quem falou que o salário estaria na conta não foram os servidores, e sim o executivo”, diz. E completa “Nós vamos notificar, nosso jurídico vai notificar a prefeitura, estarei vindo pessoalmente depois levando uma notificação para que o salário do servidor seja pago. Nós não estamos mendigando, é um direito do servidor que o salário entre na conta, no dia correto, conforme manda lei”, finaliza.

Ainda na manhã desta sexta-feira, os salários foram devidamente creditados e estão sendo pagos aos servidores.

 

Cláudia Debona

Formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas, possui mais de sete anos de experiência na área, atuando em redação impressa e digital, rádio, social media e comunicação empresarial. Além disso, já esteve presente na área cultural, como assessora de bandas e artistas.

Recent Posts

Hospital Geral de Caxias do Sul recebe R$ 2 milhões para ampliação do serviço de cardiologia

A verba, destinada por indicação de Denise Pessôa (PT), atende a área de alta demanda…

43 minutos ago

Deputado destaca busca por turismo integrado na Serra Gaúcha

Gustavo Victorino é presidente da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo da Assembleia Legislativa…

1 hora ago

Famílias que perderam imóvel em função das enchentes em Caxias do Sul terão isenção de ITBI

A proposta facilita a regularização das moradias e a transferência de imóveis em programas do…

1 hora ago

Durante debate em Farroupilha, vice-reitor da UFRGS estima que campus na Serra deva contemplar até 600 estudantes

No encontro, foi repassado que no primeiro momento, seis cursos devem estar disponíveis aos alunos

2 horas ago

Engenharia do Corpo oferece até 20% de desconto na conta de luz com o programa ECEV – Energia Verde

Parceria com a Simplifica Energia amplia benefícios e reforça compromisso da rede com sustentabilidade e…

3 horas ago

Legendárias

Pra quem tem que andar pela vida todos os dias na pele de uma mulher,…

3 horas ago

This website uses cookies.