Bento Gonçalves

Projeto Espaldeiras incentiva 50 agricultores de Bento Gonçalves a produzir uvas de qualidade superior

No início deste ano, foram produzidas e colhidas as primeiras uvas em espaldeiras em Bento Gonçalves. A produção faz parte do Projeto Espaldeiras, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA), em parceria com a Emater/RS, Embrapa e IFRS. A finalidade é incentivar agricultores e o meio rural a produzir uvas de qualidade superior em espaldeiras desde agosto de 2022. A variedade se diferencia por possibilitar o aumento da qualidade da bebida.

O programa conta com subsídio de 50% do valor de aquisição das mudas viníferas para o plantio de um hectare por ano, em propriedades com até 30 horas/máquina. Atualmente, 50 agricultores participam do projeto. Destes, 45 já plantaram espaldeiras, totalizando cerca de 25 hectares de parreirais.

De acordo com o chefe do Escritório da Emater/RS em Bento Gonçalves, Thompson Didoné, o projeto de incentivo de produção de uvas de qualidade superior resulta na produção de vinhos com maior qualidade. 

“A maioria das pessoas que acessam o programa são de pequenas vinícolas que produzem a uva para a produção do seu vinho, com isso já temos ótimos resultados, e estamos indo para o terceiro ano com a expectativa que nesta safra já tenhamos muitos vinhedos com produção normal. O projeto resulta em uvas de excelente qualidade e demonstra a preocupação do poder público em ter cada vez mais vinhos de excelência, divulgando o nome de Bento para o mundo todo. O objetivo é que o consumidor tenha acesso aos produtos de qualidade produzidos no município”, ressalta.

Segundo o coordenador do programa de Espaldeiras, Janquiel Cristofoli, o projeto busca agregar valor ao produto (uva). Com isso, aumenta a qualidade da matéria-prima e, consequentemente, do vinho.

“Para termos um produto final de maior qualidade e valor agregado, potencializando a competitividade com produtos importados, além de uma oportunidade no ramo turístico. A busca pelo incentivo tem se concentrado basicamente em pequenos produtores rurais e empreendedores de vinícolas familiares”, disse Cristofoli.

O secretário de Agricultura, Mauro Vila, comenta sobre o apoio do poder público ao projeto.

“O nosso propósito é justamente esse, de incentivar, dando todo o suporte necessário para eles, e que cada vez mais o nosso município seja referência e tenha os melhores vinhos”, afirma.

Cláudia Debona

Formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas, possui mais de sete anos de experiência na área, atuando em redação impressa e digital, rádio, social media e comunicação empresarial. Além disso, já esteve presente na área cultural, como assessora de bandas e artistas.

Recent Posts

Motociclista é encontrado morto em córrego às margens da ERS-444, em Bento Gonçalves

Vítima estava ao lado da moto e pode ter morrido por afogamento; causas são investigadas

5 minutos ago

Sepultamentos de segunda (5) na Serra Gaúcha

Atos fúnebres na região

24 minutos ago

Condenada a mais de 15 anos por tráfico de drogas é presa em Bento Gonçalves

Mulher de 43 anos foi localizada no bairro Aparecida durante ação conjunta das delegacias de…

26 minutos ago

Homem é preso com 25 pedras de crack no bairro Monte Claro, em Vacaria

Abordagem da Força Tática flagrou o suspeito com drogas, dinheiro e um canivete sujo de…

1 hora ago

Cães farejadores ajudam a encontrar mais de 13 kg de maconha escondidos no mato em Lagoa Vermelha

Ocorrência é vinculada a uma apreensão realizada no dia anterior, e nenhum indivíduo foi localizado…

1 hora ago

Recuperado de lesão, atacante reforça os treinos do Grêmio

O belga Amuzu deve ser relacionado para jogo contra o Atlético Grau, no Peru

1 hora ago

This website uses cookies.