
Os metalúrgicos de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Santa Teresa, representados pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (STIMMME-BG) encerraram a negociação da convenção coletiva. O índice para o reajuste salarial da categoria foi definido em 3,80%. A data base é o dia 1º de maio de 2024.
Embora o índice seja ligeiramente superior à inflação oficial do período, há outras conquistas como os reajustes no primeiro piso (experiência), com reajuste de 10,85% no valor, totalizando o salário de R$ 1.786,13. Além disso, um percentual de 9,18% no segundo piso (normativo depois de 90 dias), com remuneração de R$ 1.950,00.
Também considerada importante na avaliação dos dirigentes do STIMMME e também do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (SIMMME) é a manutenção de todos os direitos já vigentes nos acordos anteriores, especialmente, o adicional de tempo de serviço (quinquênios). Para os trabalhadores aptos a receber esse benefício, as empresas concederão adicional de 8%, incidente sobre o salário-normativo (após 90 dias de contrato).