Bento Gonçalves

Cerca de 60 casos de maus-tratos de animais são registrados neste ano em Bento Gonçalves

Desde o início de 2025, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMAM) de Bento Gonçalves, em colaboração com o Bento Pet, já atendeu aproximadamente 60 denúncias de maus-tratos a animais. Com o objetivo de garantir o bem-estar dos animais, a Secretaria tem intensificado ações de fiscalização, com o apoio do médico veterinário do Departamento Municipal de Bem Estar Animal, que avalia cada caso individualmente.

Os atendimentos de denúncias são feitos pelo Setor de Fiscalização, que trabalha em parceria com a equipe veterinária. Quando constatadas condições inadequadas de espaço, alimentação ou a necessidade de cuidados médicos, a fiscalização notifica os responsáveis. Além disso, são determinados prazos para que as melhorias sejam implementadas.

O veterinário Luciano Missel Maieski, que acompanha as fiscalizações, explica que a parceria com a fiscal ambiental é essencial. Juntos, eles têm agido rapidamente para tomar as providências necessárias.

“Em alguns casos, são feitas notificações, com o intuito da pessoa tomar providências necessárias, sempre visando o bem-estar e saúde dos animais”, diz Maieski.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Volnei Tesser, em casos em que os maus-tratos são confirmados os animais são apreendidos e os responsáveis enfrentam severas punições.

Os animais são apreendidos e os responsáveis são punidos com a perda da guarda do animal, multa e a obrigação pelo pagamento dos custos com estadia e tratamento dispendidos pela municipalidade, sem prejuízo da responsabilização nas esferas penal e civil”, explica o secretário.

Conforme Tesser, quando os animais estão em situação de rua ou os tutores vivem em situação de vulnerabilidade, eles são encaminhados ao Departamento Municipal de Bem Estar Animal. No local, os regastados receberem o atendimento veterinário necessário.

A população pode denunciar casos de maus-tratos e solicitar atendimento veterinário pelos números 3055-7115 ou 99274-4262.

Cláudia Debona

Formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas, possui mais de sete anos de experiência na área, atuando em redação impressa e digital, rádio, social media e comunicação empresarial. Além disso, já esteve presente na área cultural, como assessora de bandas e artistas.

Recent Posts

Sepultamentos de segunda (28) na Serra Gaúcha

Atos fúnebres na região

28 minutos ago

Viva com Saúde – 29/04/2025 – Odontologia Moderna

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre a Odontologia Moderna. De dentes arrancados…

28 minutos ago

Cozinha Viva: Dadinhos de tapioca

Dadinhos de tapioca crocantes e dourados, fáceis de fazer, perfeitos para petiscos, acompanhados de molho…

28 minutos ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 29 de abril

Hoje é o Dia Internacional da DançaA santa do dia é santa catarina de sena.…

58 minutos ago

Caxias do Sul participa da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

Os pedidos de audiência podem ser enviados ao Cejusc local a qualquer momento, até a…

7 horas ago

Governo Federal autoriza convocação de 4,3 mil aprovados no Concurso Unificado

A expectativa do Ministério da Gestão é que as primeiras nomeações sejam publicadas em maio

7 horas ago

This website uses cookies.