Bento Gonçalves

Bento Gonçalves terá treinamento de voluntários para simulações de salvamento

A Secretaria Municipal de Segurança (SEMSEG) de Bento Gonçalves e a Defesa Civil realizaram, na terça-feira (19), uma reunião para definir as ações que antecedem o treinamento de voluntários, marcado para o próximo dia 1º de dezembro, no Parque de Aventuras Gasper.

A iniciativa tem como objetivo capacitar voluntários, especialmente aqueles que participaram dos resgates das vítimas dos deslizamentos no interior do município, por meio de simulações de salvamento organizadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A expectativa é reunir entre 50 e 60 pessoas, divididas entre os turnos da manhã e da tarde.

O treinamento é uma continuidade das ações iniciadas anteriormente, com a formação de servidores e voluntários na Fundação Casa das Artes. A Serra Gaúcha foi severamente afetada por deslizamentos em maio deste ano. Sobretudo, o coordenador dos voluntários civis, Vicente Tomasi, enfatizou a importância do engajamento da comunidade em ações como essa.

“É muito importante o envolvimento da comunidade em mais uma ação, para começarmos a criar uma estrutura também com o público privado para termos o melhor para a nossa comunidade, pelo bem da cidade onde vivemos. Será um dia inteiro de treinamento em uma constante atualização, e queremos também que esse grupo seja o propagador aos demais, para que num momento real de salvamento todos estejam preparados para atuar”, ressalta.

De acordo com a coordenadora do SAMU-BG, Melissa Bonatto, o treinamento será uma oportunidade para transmitir técnicas aprimoradas para garantir salvamentos de excelência.

“Será mais um grande momento para repassarmos aos voluntários técnicas aprimoradas de salvamento, mostrando na prática como podem agir em caso de salvamento, imobilização de vítimas, para que tenham as coordenadas corretas em caso de necessitarem numa situação de urgência”, afirma.

O secretário de Segurança, Tenente-coronel Paulo César de Carvalho, também esteve presente na reunião e destacou a importância do encontro para o alinhamento das ações de treinamento.

“Esse encontro foi bem importante para alinharmos essa primeira ação voltada ao treinamento de salvamento. As nossas equipes estão engajadas em fazer com que esse dia seja proveitoso para todos os envolvidos, reforçando o espírito de comunidade e integração das forças de segurança também”, destaca.

A expectativa é que, nos próximos meses, ocorra um segundo treinamento, agora com a participação do Corpo de Bombeiros.

Cláudia Debona

Formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas, possui mais de sete anos de experiência na área, atuando em redação impressa e digital, rádio, social media e comunicação empresarial. Além disso, já esteve presente na área cultural, como assessora de bandas e artistas.

Recent Posts

O que significa encontrar um teiú no jardim e como espantar com segurança

Você está cuidando das plantas, varrendo o quintal ou regando o jardim, e de repente…

56 minutos ago

Como lidar com um bicho-preguiça encontrado no muro ou poste

Você sai de casa pela manhã, pronto para mais um dia comum, e dá de…

1 hora ago

Você sabe por que as capivaras estão invadindo os bairros urbanos?

Não é mais tão incomum ver capivaras passeando tranquilamente por parques, praças, terrenos baldios e…

1 hora ago

O que nunca fazer se um morcego entrar na sua casa à noite

É noite, a casa está tranquila, e de repente… um vulto alado cruza a sala…

1 hora ago

Saldo de empregos no RS em três meses supera todo ano de 2024

A indústria liderou o ranking de empregos formais criados por grupamento de atividades

1 hora ago

3 truques com borra de café para tirar cheiro ruim da geladeira

Você abre a porta da geladeira e é surpreendido por aquele cheiro esquisito, meio azedo,…

1 hora ago

This website uses cookies.