A iniciativa irá identificar áreas sujeitas a inundações, deslizamentos e outros perigos. | Foto: Lindonês Possamai/Grupo RSCOM
Os municípios de Bento Gonçalves e Santa Cruz do Sul terão um Plano Municipal de Redução de Riscos, realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB). A iniciativa irá identificar áreas sujeitas a inundações, deslizamentos e outros perigos, permitindo que as prefeituras atuem de forma preventiva.
Equipes das próprias prefeituras, juntamente, com a Defesa Civil, acompanharão todo processo garantindo que as áreas de maior risco sejam identificadas e monitoradas. O mapeamento abrange tanto vias públicas, quanto áreas privadas, analisando sinais como rachaduras, escorregamentos de terra e registros anteriores de enchentes.
Segundo Diogo Rodrigues, chefe do Departamento de Gestão Territorial do SGB, o projeto busca capacitar gestores públicos e promover a participação ativa da população.
“Nosso objetivo é servir como um guia para decisões futuras, propondo obras e ações comunitárias que reduzam os riscos ou ensinem como lidar com eles, além de capacitar gestores públicos para aplicarem essas medidas de maneira eficaz”, explica Rodrigues.
Ainda de acordo com o geólogo do SGB, após as enchentes de maio, existe a necessidade de reavaliar as áreas afetadas. “O que passou não podemos mudar, mas áreas de baixo e médio risco podem ter se tornado de alto risco depois do evento extremo que vivemos em maio no Rio Grande do Sul. Então, precisamos primeiro conhecer, para depois agir”, ressalta o chefe do Departamento de Gestão Territorial do SGB.
Na primeira etapa do projeto, serão realizadas reuniões com lideranças comunitárias e gestores públicos apresentaram o programa. Para engajar a população, a equipe técnica do Governo Federal deverá conduzir palestras em escolas de localidades severamente afetadas pelas chuvas.
Geólogos irão explicaram aos estudantes sobre os riscos naturais e como a ocupação desordenada pode aumentar os perigos.
Reajuste eleva salário de clínicos gerais; revisão geral dos servidores está em pauta. Foi aprovada…
Não houve feridos. Incêndio teria iniciado por conta de um curto-circuito em uma cabine de…
Governador gaúcho também se diz "inconformado com a atual polarização política no país"
Em Caxias do Sul, inicia a Campanha Troca-Troca de Livros do Sesc/RS e a segunda edição…
O prazo final para regularização é dia 19 de maio
Ação prevista para o fim de abril intensificará a fiscalização em rodovias da região, com…
This website uses cookies.