
Bento Gonçalves - A Prefeitura de Bento Gonçalves divulgou um balanço das ações realizadas para enfrentar os estragos provocados pelo forte volume de chuva que atinge a cidade desde a madrugada de quarta-feira, dia 18.
As equipes, junto com Defesa Civil, Exército, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil, atuaram durante todo o dia em vistorias, atendimentos e na orientação de moradores nas principais áreas de risco, como Eucaliptos, Vila Nova, Municipal, Tancredo, Juventude, Ouro Verde, Aparecida, Zatt, Faria Lemos, Veríssimo de Matos, Jaboticaba, Km 2, Linha Alcântara e Imaculada Conceição.
Duas casas foram interditadas no bairro Municipal. Houve registros de deslizamentos em Tuiuty, Maria Goretti, Municipal e Santa Marta. A força da água também levou a cabeceira da ponte na Linha Buratti, sentido São Jorge e Linha do Rosário.
A situação foi crítica na Rua Aristides Bertuol, que segue com bloqueio total após um deslizamento. Famílias próximas foram orientadas a deixar o local, e a Secretaria de Desenvolvimento Social disponibilizou espaço para acolhimento.
Em Faria Lemos, foram registrados 163 mm de chuva em 36h. Equipes vistoriam o local que apresentou movimentações de terra. A Defesa Civil orienta os moradores das áreas de risco a deixarem as residências até que o período mais crítico da chuva pare. O Ginásio da Linha Alcântara está à disposição para o acolhimento. Foram retirados os móveis de duas residências.
Tuituy, Vale dos Vinhedos e São Pedro também receberam ações.
O trânsito continua com bloqueios na Rua Aristides Bertuol, na ERS-431 com acesso fechado à ponte entre Bento e Cotiporã, e na BR-470, na Serra das Antas, que está totalmente interrompida.
As equipes do município seguem mobilizadas, monitorando os pontos de risco e prestando apoio à população.