TRANSTORNOS

Bento Gonçalves segue em alerta por conta da chuva

Estradas foram bloqueadas e famílias tiveram que sair de suas moradias nesta quarta (18) por conta do risco de deslizamentos

Bento Gonçalves segue em alerta por conta da chuva
Duas casas foram interditadas no bairro Municipal. (Fotos: Ascom PMBG/Divulgação)

Bento Gonçalves - A Prefeitura de Bento Gonçalves divulgou um balanço das ações realizadas para enfrentar os estragos provocados pelo forte volume de chuva que atinge a cidade desde a madrugada de quarta-feira, dia 18.

As equipes, junto com Defesa Civil, Exército, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil, atuaram durante todo o dia em vistorias, atendimentos e na orientação de moradores nas principais áreas de risco, como Eucaliptos, Vila Nova, Municipal, Tancredo, Juventude, Ouro Verde, Aparecida, Zatt, Faria Lemos, Veríssimo de Matos, Jaboticaba, Km 2, Linha Alcântara e Imaculada Conceição.

Duas casas foram interditadas no bairro Municipal. Houve registros de deslizamentos em Tuiuty, Maria Goretti, Municipal e Santa Marta. A força da água também levou a cabeceira da ponte na Linha Buratti, sentido São Jorge e Linha do Rosário.

A situação foi crítica na Rua Aristides Bertuol, que segue com bloqueio total após um deslizamento. Famílias próximas foram orientadas a deixar o local, e a Secretaria de Desenvolvimento Social disponibilizou espaço para acolhimento.

Em Faria Lemos, foram registrados 163 mm de chuva em 36h. Equipes vistoriam o local que apresentou movimentações de terra. A Defesa Civil orienta os moradores das áreas de risco a deixarem as residências até que o período mais crítico da chuva pare. O Ginásio da Linha Alcântara está à disposição para o acolhimento. Foram retirados os móveis de duas residências.

Tuituy, Vale dos Vinhedos e São Pedro também receberam ações.

O trânsito continua com bloqueios na Rua Aristides Bertuol, na ERS-431 com acesso fechado à ponte entre Bento e Cotiporã, e na BR-470, na Serra das Antas, que está totalmente interrompida.

As equipes do município seguem mobilizadas, monitorando os pontos de risco e prestando apoio à população.