Foto: Arquivo Pessoal
O município de Bento Gonçalves se despediu da professora doutora Ivanira Falcade nesta quarta-feira (23), em velório que aconteceu na sala D das Capelas São José. A docente faleceu na terça-feira (22), aos 69 anos. Com mais de 40 anos dedicados ao enoturismo e ao setor vitivinícola, Ivanira teve um papel fundamental na valorização e reconhecimento de várias regiões produtoras de vinho do Rio Grande do Sul e do Brasil.
A professora foi uma das responsáveis pelas indicações geográficas, como Denominação de Origem (D.O.) e procedência, de vinhos finos tranquilos e espumantes de diversas regiões. Principalmente no Vale dos Vinhedos, Pinto Bandeira, Farroupilha, Altos Montes, Monte Belo do Sul e outras áreas importantes para a viticultura brasileira. Ela também contribuiu para a produção de vinhos e o desenvolvimento do enoturismo. Além disso, era uma pesquisadora sempre em busca de inovações que beneficiassem o setor.
Além da atuação no campo da pesquisa, Ivanira era professora do primeiro curso de mestrado em Biotecnologia e Gestão Vitivinícola da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Também escreveu diversos livros. A morte de Ivanira gerou comoção entre alunos e colegas, que lamentaram a perda de uma figura tão relevante para a viticultura e a educação.
Joelson Barros de Jesus, de 35 anos, estava foragido desde 17 de abril, após fugir…
Uma criança de três anos estava no veículo. Ela não se feriu
Prisão ocorreu no bairro Monte Claro na segunda-feira (28); motocicleta utilizada pelo suspeito também foi…
Equipe de Fábio Matias retoma as atividades nesta terça-feira (29)
Aravena não será opção para o técnico Mano Menezes
Equipe colorada entra direto na terceira fase da competição nacional
This website uses cookies.