Bento Gonçalves

Aurora Extra Brut com selo de Denominação de Origem Altos de Pinto Bandeira chega ao mercado

O Aurora Extra Brut é o primeiro dos espumantes da Cooperativa Vinícola Aurora a estampar o selo da Denominação de Origem Altos de Pinto Bandeira. Com uma produção de 18 mil garrafas por ano, o Aurora Extra Brut D.O. Altos de Pinto Bandeira tem preço médio deR$ 79,90e abre o portfólio dos itens que são elaborados com as características da primeira Indicação Geográfica exclusiva para espumantes do Hemisfério Sul. Até o final do ano estarão também no mercado o Gioia Sur Lie Nature D.O. Altos de Pinto Bandeira e mais um rótulo que será lançado já com o selo.

O gerente Geral de Marketing e Vendas da Cooperativa Vinícola Aurora, Rodrigo Arpini Valerio, informa que os espumantes com D.O. representam cerca de 50% dos produtos oriundos do terroir Pinto Bandeira. O executivo acrescenta que, com a conquista da certificação, homologada pelo INPI em novembro de 2022, a companhia projeta dobrar a produção dos rótulos com D.O. nos próximos dois anos.

O espumante é elaborado numa região que produz, seguramente, alguns dos melhores espumantes do mundoFoto de Anderson Pagani

“O extra brut com denominação de origem para o consumidor representa muito mais do que um produto com um selo que atesta a qualidade e os métodos de cultivo e elaboração. É um convite para ele que viva a experiência de abrir um espumante elaborado numa região que produz, seguramente, alguns dos melhores espumantes do mundo. Nosso desafio é fazer com que o público perceba essa diferenciação, através do trabalho de educação e criação da cultura com produtos com Indicação Geográfica. Temos a convicção que, muito em breve, o Brasil fará esse reconhecimento que já é enaltecido em outros continentes”, almeja Valerio.

O gerente acredita que o aumento na procura por itens de maior valor agregado, somado às vendas através do e-commerce, deverão contribuir para um incremento de 10% nas vendas do Aurora Extra Brut neste ano em relação a 2022.
onde encontrar
“O mercado de São Paulo está entre os principais. Os turistas que fazem a visita na unidade Matriz, em Bento Gonçalves, e em Pinto Bandeira, junto à área de onde são cultivadas as uvas para a elaboração dos espumantes com D.O., também têm sido responsáveis diretos pelo aumento na venda destes produtos”, informa.

Os produtos devem cumprir requisitos como a fabricação pelo método tradicional (segunda fermentação na garrafa); prensagem realizada exclusivamente com uvas não desengaçadas; tempo mínimo superior a 12 meses para o período que vai da tirage (colocação do licor de tiragem) até o dégorgement (eliminação dos sedimentos de leveduras – líes, depositados no bico da garrafa); apresentar padrões físico-químicos específicos; e ter a tipicidade comprovada por degustação dos espumantes finos realizada às cegas.

Outras certificações

Além da D.O., a região obteve ainda em 2010 o selo de Indicação de Procedência (I.P.) Pinto Bandeira, que agora é restrita apenas para vinhos finos tranquilos. A Cooperativa Vinícola Aurora também possui a certificação para a linha de vinhos homônima, nas variedades Pinot Noir, Chardonnay e Riesling Itálico.

Ambos os projetos de Indicação Geográficas (I.P. e D.O.) foram coordenados pela Embrapa Uva e Vinho, através de demanda da Associação dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira (Asprovinho). A pesquisa de estruturação da D.O. iniciou em 2016, tendo seus documentos protocolados no INPI em 2021. A validação da certificação pelo órgão nacional ocorreu em novembro de 2022.

A estruturação da D.O. Altos de Pinto Bandeira foi coordenada e financiada pela Embrapa Uva e Vinho, com a participação da Embrapa Clima Temperado, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Asprovinho.

Sobre o Aurora Extra Brut D.O. Altos de Pinto Bandeira
O Aurora Extra Brut D.O. Altos de Pinto Bandeira é elaborado pelo método tradicional, e traz na garrafa a harmonia entre o clássico o inovador. As uvas são as características da Denominação de Origem Altos de Pinto Bandeira, Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico, que proporcionaram uma bebida única, de coloração amarelo palha e cremosidade singular.

Após amadurecer por 12 meses em contato com as leveduras, o Aurora Extra Brut possui aromas que remetem à doçura de damascos e a robustez de amêndoas tostadas. Toques elegantes de flores, como a laranjeira se destacam, acompanhando seu paladar de delicada acidez.

Gerson Lenhard

Jornalista com atuação em jornais por 25 anos e experiência de mais de 12 anos em rádio. Acompanha a política nacional e o mundo dos negócios, especialmente em Bento Gonçalves.

Recent Posts

“Terá que ser um Papa bastante diplomático”, diz reitor do Santuário de Caravaggio sobre sucessor de Francisco

Padre Ricardo Fontana apontou causas como conflitos armados, economia mundial, instabilidades no Oriente Médio e…

31 minutos ago

A Última Oração De Francisco

Desde o instante em que escolheu o nome Francisco, Bergoglio indicava o rumo que desejava…

41 minutos ago

Após acidente, carro cai em valeta no trevo de Fazenda Souza, em Caxias do Sul

Colisão entre veículos causou apenas danos materiais

58 minutos ago

Apesar de derrota, direção do Caxias mantém apoio a Luizinho Vieira

Após perder de virada para o Confiança, trabalho do treinador passou a ser ainda mais…

1 hora ago

Com vídeo, Juventude formaliza protesto por erro do VAR diante do Mirassol

Executivo do clube encaminhou material mostrando o erro grave para a Comissão Internacional de Arbitragem…

1 hora ago

BR-470: Comboio e bloqueio noturno retornam na Serra das Antas após feriado

Medida visa garantir a segurança e o andamento das obras executadas pelo DNIT entre Bento…

1 hora ago

This website uses cookies.